Vasco produziu a maior goleada do RJ: 14 a 1

Há 69 anos, o Vasco da Gama aplicava a maior goleada da história do futebol do Rio de Janeiro. No dia 6 de setembro de 1947, no São Januário, o Gigante da Colina goleou o Canto do Rio por 14 a 1 em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca.

Ainda nos momentos iniciais do “Expresso da Vitória”, o Vasco não estava muito bem no torneio e recebeu a equipe de Niterói em sua casa para tentar reconquistar a boa forma, com um time formado por Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Dimas, Ismael e Chico. O cruzmaltino marcou 5 a 0 no primeiro tempo, marcando com Ismael (três), Maneca e Nestor.

O placar foi sendo ampliado, com os gols saindo em média a cada cinco minutos. Dimas marcou duas vezes. Heitor descontou para o Canto do Rio. No desespero, o time de Niterói colocou o atacante Raimundo no gol e botou o goleiro Odair na linha, substituindo o artilheiro do time, Heitor. Mas não adiantou.

Na seqüência, Ismael, Maneca (dois), Chico, Dimas, Maneca e Ismael marcaram, estabelecendo a maior goleada da história do cruzmaltino e do futebol carioca. Naquele ano, o Vasco conquistou o título carioca de maneira invicta, com duas rodadas de antecedência.

A segunda maior goleada do futebol profissional no Rio também é do Vasco; o Gigante da Colina fez 13 a 1 no Andaraí, em 1937, em jogo que os cruzmaltinos deveriam tomar WO, já que tiveram problema com os táxis e chegaram atrasados para a partida, mas o adversário, por Fair Play, aceitou que o confronto fosse realizado.

No geral, a maior goleada do futebol carioca aconteceu em 1909: Botafogo 24 a 0 contra o Mangueira. No entanto, a partida era de cunho amador.