Vasco foi tricampeão do Troféu Ramon de Carranza

Durante a década de 80, o Vasco da Gama foi um dos melhores e mais fortes times do Brasil. O auge do cruzmaltino nesta época foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 1989, com Roberto Dinamite sendo um dos melhores jogadores do país. No entanto, há um outro torneio pouco lembrado, mas de muita importância que o Gigante da Colina faturou o tricampeonato na época.

Estamos falando do Troféu Ramón de Carranza, um dos mais tradicionais torneios de meio de ano da Espanha (que acontece durante a pré-temporada na Europa). Normalmente, a competição é disputada por quatro equipes: o espanhol Cádiz, time da casa, e mais três convidados. O formato consiste em jogos de semifinais e final.

O Vasco da Gama participou do torneio em três oportunidades: 1987, 1988 e 1989. E foi campeão em todas. Em 1987, o cruzmaltino derrotou o Sevilla por 3 a 0 nas semis e encarou o Cádiz na finalíssima. O time carioca conquistou o título vencendo por 3 a 1.

Em 1988, o Gigante da Colina superou o Cádiz nas semifinais por 2 a 1, e enfrentou o Atlético de Madrid na grande final. O cruzmaltino novamente venceu por 2 a 1 e conquistou seu bicampeonato.

Já em sua última participação, em 1989, o Vasco venceu o Atlético de Madrid na semifinal por 1 a 0. A final foi contra o Nacional do Uruguai, que havia eliminado o Cádiz nas semis. O cruzmaltino novamente se sagrou campeão por 2 a 0, com gols de Vivinho e Sorato.