O primeiro Clássico dos Milhões deu Vasco

O “Clássico dos Milhões”, envolvendo Vasco da Gama e Flamengo, é um dos mais famosos e disputados do futebol brasileiro. É o duelo mais popular entre dois clubes na cidade e no estado do Rio de Janeiro, já que reúne as duas maiores torcidas cariocas. A rivalidade entre as duas equipes é originada desde a época do remo.

No futebol, a primeira partida entre os dois times aconteceu em 1923, pelo Campeonato Carioca (outras partidas entre os dois times já haviam acontecido em 1922, mas pelo Torneio Início, que era uma competição amadora). No dia 29 de abril daquele ano, o time cruzmaltino enfrentou o time rubro-negro no Campo da Rua Paysandu, local onde o Flamengo mandava seus jogos na época.

O confronto ficou marcado pelo fato de que o Vasco era um time formado por jogadores operários e negros, conhecidos como “Camisa Negras”, que mais tarde seria excluído do Campeonato Carioca por razões preconceituosas e protagonizaria a “Resposta História”. Enquanto isso, o Flamengo representava a elite do futebol carioca no momento.

Naquele confronto, o Gigante da Colina venceu com certa facilidade. No entanto, foi o rubro-negro que abriu o placar, em cobrança de pênalti de Junqueira. Na segunda etapa, o time cruzmaltino comandado por Ramon Platero deu um show e conseguiu a virada com certa tranquilidade. Ceci marcou duas vezes e Arlindo fechou a conta.

No segundo turno, foi a vez do Flamengo vencer, mas de maneira polêmica. O rubro-negro conquistou a vitória por 3 a 2, mas o Vasco teve um gol mal anulado no fim do jogo. O resultado gerou grande confusão entre as torcidas dos dois times, e no fim das contas, o título da competição ficou com os Camisas Negras.