Zico realmente vestiu a camisa vascaína?

Zico é o maior ídolo da história flamenguista. O Galinho foi um dos melhores (se não o melhor) jogadores do futebol brasileiro na década de 80. E no time rubro-negro, ele consagrou sua carreira por clubes. No entanto, no dia 24 de março de 1993, Zico vestiu a camisa do maior arquirrival do Flamengo: o Vasco da Gama.

Parece bizarro, mas aconteceu. Zico realmente vestiu a camisa cruzmaltina. Na ocasião, o Gigante da Colina enfrentou o Deportivo La Coruña no Maracanã, em partida que marcava a despedida oficial de Roberto Dinamite dos gramados.

Zico e Dinamite atuaram praticamente no mesmo período. Os dois se enfrentaram em inúmeros Clássicos dos Milhões, e eram os maiores representantes dos dois maiores rivais carioca na época. No entanto, fora dos gramados, ambos tinham um enorme respeito pelo outro.

Não foi à toa o convite para participar do jogo de despedida veio do próprio Roberto Dinamite. E apesar do clima de festa e emoção do lado vascaíno, o confronto foi um “vareio” do La Coruña, que na época era um dos grandes times da Espanha, contando com craques como Bebeto e Mauro Silva em seu elenco.

Naquele jogo, o Vasco da Gama, treinado por Joel Santana, foi a campo com: Carlos Germano, Pimentel, Jorge Luís,  Tinho e Cássio; Luisinho, Leandro, William e Zico (Geovani);  Bismarck e Roberto (Valdir). Já o Deportivo La Coruña entrou em campo com Liaño (Yosu), Djucik, Albístegui (Savin)  e Ribera; José Ramón, Mauro Silva, Nando, Mariano e Marcos (Ramón);  Fran e Bebeto (Antônio).