Vasco da Gama fez a segunda maior goleada da história do Brasileirão

A maior goleada da história do Campeonato Brasileiro é um 10 a 1 do Corinthians em cima do Tiradentes, do Piauí. Já a segunda pertence ao Vasco da Gama, que no dia 19 de fevereiro de 1984, venceu o Tuna Luso por 9 a 0, no São Januário. O confronto foi válido pela primeira fase da competição, que o cruzmaltino acabou terminando vice-campeão.

Logo aos cinco minutos da partida, Edvaldo cruzou e Arthurzinho marcou o primeiro gol vascaíno. Geovanni ampliou de pênalti aos 22 minutos, e sete minutos depois Ayrton marcou um verdadeiro golaço após pegar um cruzamento de primeira. Arthur fechou o marcador da primeira etapa com outro belo gol.

No segundo tempo, Arthurzinho marcou o quinto gol cruzmaltino aos quatro minutos, com uma bela cavadinha para cima do goleiro Ocimar. O sexto gol saiu dos pés de Geovanni, e pouco tempo depois, Arthurzinho lançou Marcelo na grande área, que marcou o sétimo. Marcelo também foi responsável pelo oitavo gol, e Arthurzinho marcou seu terceiro gol no último lance da partida.

Vasco produziu a maior goleada do RJ: 14 a 1

Há 69 anos, o Vasco da Gama aplicava a maior goleada da história do futebol do Rio de Janeiro. No dia 6 de setembro de 1947, no São Januário, o Gigante da Colina goleou o Canto do Rio por 14 a 1 em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca.

Ainda nos momentos iniciais do “Expresso da Vitória”, o Vasco não estava muito bem no torneio e recebeu a equipe de Niterói em sua casa para tentar reconquistar a boa forma, com um time formado por Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Dimas, Ismael e Chico. O cruzmaltino marcou 5 a 0 no primeiro tempo, marcando com Ismael (três), Maneca e Nestor.

O placar foi sendo ampliado, com os gols saindo em média a cada cinco minutos. Dimas marcou duas vezes. Heitor descontou para o Canto do Rio. No desespero, o time de Niterói colocou o atacante Raimundo no gol e botou o goleiro Odair na linha, substituindo o artilheiro do time, Heitor. Mas não adiantou.

Na seqüência, Ismael, Maneca (dois), Chico, Dimas, Maneca e Ismael marcaram, estabelecendo a maior goleada da história do cruzmaltino e do futebol carioca. Naquele ano, o Vasco conquistou o título carioca de maneira invicta, com duas rodadas de antecedência.