A primeira vitória do Clube de Regatas Vasco da Gama

Apesar de ter sido fundado em 1898, o futebol do Clube de Regatas Vasco da Gama só foi surgir no ano de 1916. A primeira partida do cruzmaltino aconteceu em maio daquele ano, no que foi uma derrota pesada de 10 a 1 para o Paladino. E vivendo um início difícil, demorou para que o Gigante da Colina conquistasse sua primeira vitória na história.

Foi apenas no dia 29 de outubro de 1916 que o Almirante venceu sua primeira partida no esporte bretão, em confronto contra o River São Bento. O jogo foi realizado no campo do São Cristóvão, e o Vasco venceu por 2 a 1, com gols de Cândido Almeida e Alberto Costa Júnior. O duelo foi válido pela terceira divisão da Liga Metropolitana, torneio onde o time carioca terminou na lanterna.

O cenário do Gigante da Colina só foi mudar após a implementação de uma política de aceitar qualquer jogador que tivesse qualidade no clube. Isso fez com que o cruzmaltino fosse um pioneiro na inserção de atletas negros no futebol nacional, o que mais tarde culminaria na bela história dos “Camisas Negras” e na luta contra o racismo através da “Resposta Histórica”.

Relembre a primeira partida da história do Vasco

Há 106 anos, o Vasco da Gama realizava a primeira partida oficial na história. Foi no dia 3 de maio de 1916, no campo de General Severiano, que um dos clubes mais tradicionais da história do futebol brasileiro dava seu pontapé inicial. No entanto, a partida não teve um dos desfechos mais agradáveis. Contra o inexpressivo Paladino FC, o cruzmaltino sofreu uma derrota pesada.

Apesar da primeira partida ter sido disputada em 1916, o Vasco foi fundado em 1898, mas por muito tempo teve seu foco voltado às regatas. Foi em novembro de 1915 que os membros da assembléia do clube chegaram a um consenso para a criação de um clube de futebol. Em 1916, o Gigante da Colina se filiou à Liga Metropolitana de Sports Athléticos para participar da Terceira Divisão do Campeonato Carioca de 1916.

A estreia seria contra o Paladino FC, uma pequena agremiação do bairro da Aldeia Campista. O primeiro time da história do cruzmaltino foi: Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira.

E o inexperiente Vasco foi atropelado. 10 a 1 para os adversários. O gol de honra vascaíno, e consequentemente o primeiro gol da história do clube, saiu dos pés de Adão Antônio Brandão.