Será? Cálculo revela que Vasco ainda tem chance de ser campeão da Série A

Vivendo um drama no Brasileirão, Vasco vê situação se complicar cada vez mais, mesmo, no momento, sendo possível, matematicamente, vencer o torneio. Atualmente e segundo as contas feitas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Gigante tem 0,003% de chances de conquistar o troféu do Campeonato Brasileiro da Série A.

No entanto, a preocupação é outra: segundo os mesmos analistas, o Vasco tem 69,5% de chances de ser rebaixado à Série B do Brasileirão na próxima temporada. Na atual situação, com apenas nove pontos somados em 14 rodadas, o Vasco já alcançou a marca negativa de ter o pior desempenho de sua história no Campeonato Brasileiro e vê possibilidade de ser rebaixado pela quinta vez ser ainda mais real.

A equipe cruzmaltina precisa iniciar a reabilitação no Brasileirão de forma imediata. Apenas três clubes que somaram menos de 10 pontos na Série A até a 13ª rodada conseguiram escapar do rebaixamento: o Ceará, em 2019, o Coritiba, em 2015 e o Atlético-MG, em 2010. 

Outro fator que poderia contar à favor do Vasco era sua própria casa. Porém, atuando em São Januário, o Vasco tem quatro derrotas nas quatro vezes que jogou por lá. Na última vez em que o seu estádio recebeu cruzmaltinos, uma minoria foi capaz de proporcionar cenas de guerra e depredar instalações do clube, fazendo com que o Gigante fosse punido pelo Supremo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e, apenas na primeira rodada do returno, voltará a receber público em suas partidas.

Vasco ainda cumprirá suspensão em São Januário

Mesmo podendo contar com sua torcida nos jogos em que for visitante, a medida, porém, é diferente para os compromissos como mandante. Restam ainda duas partidas em São Januário com portões fechados (Athletico-PR e Grêmio) antes do encontro diante do Atlético-MG, pela primeira rodada do returno do Brasileirão, quando a diretoria cruzmaltina poderá comercializar, novamente, ingressos para as duas torcidas no seu estádio.

A expectativa é que, até lá, o Vasco já tenha apresentado seu novo treinador e conquistado resultados positivos a ponto de conseguir lotar o seu estádio, como tem sido em todas as vezes que jogou como mandante neste Brasileirão.