Ramon Díaz tem aproveitamento próximo ao de Jorge Jesus na época de Flamengo

Acertado com o Vasco, Ramón Díaz tem chegada prevista ao Rio de Janeiro para esta manhã, treinador traz em sua bagagem grandes números. Jorge Jesus, que deixou o Flamengo com o melhor índice de aproveitamento na história de um clube brasileiro com ao menos um ano de trabalho, pode ser comparado ao futuro comandante vascaíno.

Em seu último trabalho à frente do Al Hilal, Ramón Díaz acumulou, em toda sua passagem na Arábia Saudita, 60 jogos. Foram 41 vitórias, dentre elas, uma sobre o Flamengo, no Mundial de Clubes deste ano, nove empates e 10 derrotas. Isso significou um aproveitamento de 73,33%.

Trazendo para os números brasileiros, se caso Ramón Díaz houvesse apresentado estes dados no futebol local, ficaria atrás, apenas, de Jorge Jesus, que alcançou um aproveitamento de 81,6% quando treinou o Flamengo entre primeiro de junho de 2019 até 17 de julho de 2020. Jorge Jesus esteve à frente do Flamengo em 58 partidas – duas a menos que Ramón, no Al Hilal, tendo triunfado 44 vezes, empatado em 10 oportunidades e ter sido superado em apenas quatro partidas.

A expectativa do torcedor vascaíno é que Ramón possa repetir o trabalho feito quando o argentino foi o técnico do Al Hilal. O argentino de 63 anos terá a dura missão de fazer o que apenas três clubes fizeram até então, na história do Campeonato Brasileiro.

Vasco precisa acreditar em milagre

Apenas três clubes, na história do Brasileirão, conseguiram operar milagres que o Vasco também precisará repetir. Dos 16 clubes que não somaram dez pontos nas primeiras 13 rodadas da Série A, apenas três se safaram do rebaixamento no final da temporada. Ceará, em 2019, o Coritiba, em 2015 e o Atlético-MG, em 2010. 

O Gigante, inclusive, faz parte da lista, quando em 2015, tinha apenas nove pontos em 13 rodadas; no fim do ano, foi rebaixado à Série B do Brasileirão.