Relembre o “Mito” Dedé no Vasco

Apesar de seus problemas físicos, que o atrapalharam durante toda sua trajetório como jogador, Dedé é um dos ídolos vascaínos na década de 2010. O zagueiro que encantou a torcida cruzmaltina seguiu para uma reta final de carreira um tanto quanto melancólica, mas sua passagem pelo Gigante da Colina sem sombra de dúvidas é digna de lembrança.

O “Mito”, como é chamado pelos torcedores do clube carioca”, chegou no clube em 2009, após uma ótima passagem pelo Volta Redonda. O início de Dedé no Vasco, que jogava a Série B do Brasileirão foi conturbado, marcado por atuações ruins e por ter lesionado Carlos Alberto, que era um dos principais jogadores do clube na época, durante um treino.

Em 2010, Dedé começou no banco de reservas, mas aos poucos voltou a ganhar moral com a comissão técnica e rapidamente conquistou a titularidade. Foi bem no Brasileirão daquele ano, mas sua melhor fase com a camisa cruzmaltina só teria início no ano seguinte.

Em 2011, foi um dos destaques do clube no título da Copa do Brasil, o que inclusive lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira. Naquele ano, era possível afirmar com tranquilidade que Dedé era o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro. Sua dominância dentro da pequena área assustava qualquer atacante adversário, inclusive Neymar, que teve dificuldade em vencê-lo nos duelos individuais em embates entre Santos e Vasco.

No entanto, seria em 2012 que a situação do zagueiro começaria a degringolar. Dedé teve um edema ósseo na perna esquerda, e a lesão o deixou de fora por praticamente toda a temporada. Após apenas 14 jogos em 2013, Dedé foi vendido para o Cruzeiro, onde seguiu enfrentando inúmeros problemas físicos. Hoje, se encontra sem clube após ter sido dispensado pelo Athletico Paranaense.