Em 2000, jogador fez mais de 60 gols em apenas 1 ano pelo Vasco

O ano de 2000 foi mágico para Romário. Mesmo com o título da Copa do Mundo em 1994 e os anos na Barcelona, o “Baixinho” afirma que a temporada em que conquistou o título do Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul com o Vasco da Gama, foi a melhor de sua carreira. E é impossível discordar do eterno camisa 11 ao olhar os números que ele teve naquele ano.

Pelo Vasco, Romário realizou 71 jogos na temporada; foram 66 gols e 16 assistências, o que resulta em 82 participações diretas em gol – média de 1,15 participações por partida. Pela Seleção Brasileira, o Baixinho anotou sete gols em apenas duas partidas. Somando as atuações pelo Vasco e pela Seleção, o ex-atacante teve médias de 1,23 participações em gol por partida.

Além das atuações fundamentais para os títulos conquistados naquele ano, Romário também foi artilheiro de quatro competições: Copa Mercosul, com 11 gols; Mundial de Clubes, com 3 gols; Torneio Rio-São Paulo, com 12 gols; e Campeonato Carioca, com 19 gols.

No âmbito de prêmios individuais, o Baixinho faturou: Bola de Ouro da Revista Placar; Melhor jogador do Campeonato Brasileiro; Futebolista Sul-Americano do Ano; e Jogador do Ano do Vasco da Gama. Foi de fato uma brilhante temporada, que com certeza ficará marcada na memória do torcedor cruzmaltino.

Relembre a passagem de Romário pelo Vasco

Romário chegou no Vasco da Gama em 1985, após uma passagem pelo time infantil do Olaria. O “Baixinho” ficou três anos no clube, anotando 139 gols em 196 partidas, além de conquistar dois títulos do Campeonato Carioca, duas Taças Guanabara e uma Taça Rio.

Em 1988, Romário foi vendido para o PSV, da Holanda, e iniciou uma vitoriosa carreira em solo europeu, com destaque para a brilhante passagem no Barcelona. Durante este período, o atacante também se destacou na Seleção Brasileira, sendo um dos protagonistas da conquista da Copa do Mundo de 1994.

Romário retornou para São Januário em 2000, onde conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa Mercosul, uma Taça Guanabara e uma Taça Rio. Nesta passagem, foram 131 gols em 140 partidas. O Baixinho deixou o clube em 2002, retornando para passagens breves em 2005-2006 e 2007, quando marcou seu milésimo gol.