Vasco conseguiu título inédito da Copa do Brasil

Nesta quinta-feira, o Vasco da Gama comemorou 12 anos desde sua única vitória na Copa do Brasil. Em 8 de junho de 2011, a equipe do gigante da colina ergueu o troféu, mesmo com a derrota por 3 a 2 para o Coritiba no jogo de volta, realizado no Couto Pereira.

O fator que garantiu a vitória foram os gols de Alecsandro e Eder Luis, que valiam mais por serem fora de casa, um critério de desempate no evento daquele ano.

Na primeira partida do confronto, o time carioca venceu por 1 a 0, em São Januário. A campanha para chegar à conquista do título contou com um percalço: a derrota no último jogo. Foi a única em uma campanha repleta de cinco vitórias e cinco empates. Para os vascaínos, a conquista da Copa do Brasil foi mais que um título: foi um divisor de águas para o time, que até então vinha sofrendo no início de temporada com o Carioca.

Nos primeiros cinco jogos, o time teve quatro derrotas consecutivas e um empate, cenário que causou a demissão do técnico Paulo César Gusmão logo após o terceiro compromisso da equipe na temporada. A recuperação do time só foi possível com a chegada do técnico Ricardo Gomes.

Quais foram as conquistas do Vasco naquele ano?

O ano de 2011 foi marcante para o Vasco da Gama. Além do título da Copa do Brasil, o time cruzmaltino foi protagonista na disputa de outros torneios. No Campeonato Brasileiro, o clube carioca bateu na trave e ficou com o vice-campeonato. Além disso, a equipe chegou às semifinais da Sul-Americana, sendo eliminada pela Universidad de Chile de Jorge Sampaoli.

Os últimos anos têm sido de altos e baixos para o clube de São Januário. Após enfrentar dificuldades financeiras e ser rebaixado no Brasileirão 2020, o Vasco busca se reafirmar no cenário esportivo e retornar à elite do futebol brasileiro. Os fãs aguardam com ansiedade o resgate da gloriosa trajetória do Cruz-Maltino.

Confira o elenco da conquista:

  • Goleiros: Alessandro, Diogo Silva, Fernando Prass
  • Laterais direitos: Irrazábal, Fagner, Max
  • Zagueiros: Jomar, Cesinha, Victor Ramos, Luan, Douglas, Dedé, Renato Silva
  • Laterais esquerdos: Julinho, Márcio Careca
  • Volantes: Nilton, Jumar, Fellipe Bastos, Eduardo Costa, Allan, Rômulo
  • Meias: Felipe, Juninho, Diego Souza, Diego Rosa, Bernardo, Chaparro
  • Atacantes: Éder Luís, Alecsandro, Jonathan, Leandro, Kim, Patric, Elton, William Barbio
  • Técnicos: Ricardo Gomes, Cristóvão Borges