Quando Ricardo Sá Pinto causou grande confusão no Irã

O torcedor vascaíno provavelmente não guarda boas lembranças do treinador português Ricardo Sá Pinto. O técnico chegou no Vasco da Gama na “onda” de técnicos lusitanos liderada por Jorge Jesus no Flamengo, e passou longe de corresponder às expectativas em São Januário. Conhecido por sua personalidade irreverente, Sá Pinto causou uma enorme polêmica em outubro de 2022, trabalhando no futebol iraniano.

O português é o comandante do Esteghlal, que disputa a primeira divisão do Irã. Em partida contra o Gol Gohar, Sá foi expulso pelo juiz da partida por reclamação e não aceitou a punição, partindo para cima da equipe de arbitragem. O português precisou ser contido por membros da comissão técnica e jogadores de seu próprio time.

A confusão durou por um bom tempo até o treinador ser convencido a deixar o campo. O Esteghlal acabou vencendo aquela partida por 2 a 1, com um gol heroico aos 53 minutos do segundo tempo. No momento, a equipe de Sá Pinto se encontra na segunda posição do Campeonato local, atrás apenas do Persepolis. O torneio se encontra suspenso por conta da Copa do Mundo no Catar.

No Vasco da Gama, Ricardo Sá Pinto disputou apenas 15 partidas, acumulando um aproveitamento terrível de 33,3% com três vitórias, seis empates e seis derrotas. O português ficou marcado negativamente por conta da eliminação humilhante para o Defensia y Justicia, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Sulamericana.

Antes de assumir o comando do Esteghlal, o treinador de 50 anos passou pelo Gaziantep, da Turquia, e pelo Moreirense, de Portugal. Na equipe de sua terra natal, chegou a ser punido após confusão na luta contra o rebaixamento na liga portuguesa, chegando a xingar torcedores da equipe adversária na ocasião.