Como foi a construção do Estádio São Januário?

Há 95 anos era inaugurado o Estádio São Januário, casa do Vasco da Gama. A “Colina Histórica” é não apenas um estádio, como também um momumento importantíssimo para a história do futebol brasileiro. Foi construído com recurso dos vascaínos, entre sócios e torcedores que contribuiram para dar uma casa ao seu clube. E até hoje, São Januário é o maior estádio particular do Rio de Janeiro.

Sua data oficial de inauguração foi no dia 21 de Abril de 1927, com um custo aproximado de Rs 2.609:895$000 (dois mil seiscentos e nove contos e oitocentos e noventa e cinco mil réis). A partida de inauguração foi contra o Santos, e o Gigante da Colina acabou sendo derrotado por 5 a 3. Evangelista, da equipe paulista, foi responsável pelo primeiro gol da história de São Januário.

Na partida de inauguração, estima-se que cerca de 50 mil pessoas estavam presentes na arquibancadas. Oficialmente, o maior público aconteceu em 1978, em partida contra o Londrina pelo Campeonato Brasileiro: aproximadamente 40 mil pessoas estavam presentes no confronto.

Já o maior público extraoficial de todos os tempos de São Januário foi registrado em 25 de Maio de 1949, quando mais de 60 mil pessoas assistiram ao triunfo do Vasco da Gama sobre o então campeão inglês Arsenal por 1 a 0, nessa que foi a primeira vitória de um clube brasileiro sobre um inglês na história.

Além das inúmeras conquistas do Vasco da Gama na Colina História, o estádio também tem uma bela história relacionada à luta do cruzmaltino em causas sociais. Apesar da ideia de sua construção ter surgido em 1923, foi apenas após a criação da AMEA, uma liga formada pelos clubes de elite da zona sul do Rio de Janeiro, que sua construção foi de fato viabilizada.

Isso porque, além das medidas desta liga que excluiam pessoas de certas classes sociais, a AMEA não queria que o Vasco participasse pela ausência de um estádio próprio. Este episódio ficou marcado principalmente pela “Resposta Histórica”, onde o cruzmaltino se recusou a participar da liga por conta das medidas preconceituosas impostas pelos cartolas.

E como se deu a escolha do terreno onde o estádio foi construído? Segundo historiadores, o bairro de São Cristóvão foi escolhido pelo Vasco por ter características parecidas com seu local de fundação, na zona portuária da cidade. Além disso, o local possuía uma grande colônia portuguesa que se formou na região desde a chegada da Família Real à Quinta da Boa Vista.

A topografia do terreno onde São Januário foi construído é considerado um dos responsáveis pelo surgimento do apelido “Colina”. O bairro de São Cristóvão está localizado em uma região topograficamente elevada em relação à Baía de Guanabara.

No entanto, existem versões que contestam a origem do apelido, afirmando que o estádio estaria muito longe do Morro de São Januário, que ficava na região central do Rio de Janeiro. De qualquer forma, o “Gigante da Colina” caiu nas graças da torcida e é amplamente utilizado nos dias de hoje.

A Colina Histórica perdeu o posto de maior estádio da América Latina após a construção do Estádio Centenário de Montevidéu, em 1930. Dez anos depois, perdeu também o posto de maior estádio do Brasil para o Pacaembu, que foi inaugurado com capacidade para 70 mil pessoas. E em 1950, perdeu o posto de maior estádio do Rio de Janeiro (particular ou não particular) para o Maracanã.

Por conta de medidas de segurança, a capacidade atual de São Januário foi extremamente reduzida. De acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF, o local possui a capacidade de 24.584 espectadores, mas pelas questões de segurança, são permitidas 21.880 pessoas em jogos oficiais. O estádio passou por duas remodelações em sua estrutura, em 2006 e 2012.