CBF pode tomar decisão que salva o Vasco de novos rebaixamentos

A Confederação Brasileira de Futebol discute, nesta terça-feira (14), no Conselho Técnico da Série A, a possível diminuição de clubes rebaixados para a Série B. A princípio, a ideia foi aprovada pela maioria dos clubes que disputam a divisão e medida pode ser implementada ainda neste ano, caso CBF e clubes entrem em consenso.

Contudo, a redução de quatro para três despromovidos só aconteceria se caso os clubes da Série B também concordarem com a proposta. Além disso, a mesma alteração seria aplicada também na segunda divisão do campeonato nacional, que passaria a ter apenas três clubes rebaixados por temporada.

Todavia, a regra também seria a mesma para as séries C e D. O propósito da nova regra aborda pontos criteriosos como a maior estabilidade das equipes num cenário geral do futebol brasileiro. O Conselho Técnico da Série B está marcado para ser realizado nesta quarta-feira (15), um dia após a reunião dedicada aos clubes da primeira divisão.

CBF estuda aumentar limite de estrangeiros relacionados por partida

A discussão em pauta avaliará, também no Conselho Técnico, expandir o limite de jogadores estrangeiros relacionados pelos clubes em cada partida. Inicialmente, a norma consentiria a cada equipe a relacionar sete atletas estrangeiros, sendo mais um aumento de dois jogadores inscritos por jogo, após 10 anos da alteração anterior.

Por fim, há uma ideia inicial de que a discussão seja tomada com base em estudos, mas que seja pautada antes da primeira rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, para que seja justo com todas as equipes. O São Paulo foi um dos clubes que tomou a frente na questão, através de ofícios enviados à CBF e à Federação Paulista de Futebol (FPF). 

Veja lista de estrangeiros do Vasco: 

  • Matías Galarza, paraguaio e meio-campista de 20 anos; 
  • Luca Orellano, argentino e atacante de 22 anos; 
  • ‘Puma’ Rodríguez, uruguaio e lateral de 25 anos; 
  • Manuel Capasso, argentino e zagueiro de 26 anos.