Como se deu a escolha do bairro do estádio do Vasco da Gama?

Há 95 anos era inaugurado o Estádio São Januário, casa do Vasco da Gama. A “Colina Histórica” é não apenas só a casa do clube cruzmaltino, como também um momumento importantíssimo para a história do futebol brasileiro. Foi construído com recurso dos vascaínos, entre sócios e torcedores que contribuiram para dar uma casa ao seu clube. No entanto, como aconteceu a escolha do bairro onde foi construída a Colina Histórica?

Segundo historiadores, o bairro de São Cristóvão foi escolhido pelo Vasco por ter características parecidas com seu local de fundação, na zona portuária da cidade. Além disso, o local possuía uma grande colônia portuguesa que se formou na região desde a chegada da Família Real à Quinta da Boa Vista.

A topografia do terreno onde São Januário foi construído é considerado um dos responsáveis pelo surgimento do apelido “Colina”. O bairro de São Cristóvão está localizado em uma região topograficamente elevada em relação à Baía de Guanabara.

No entanto, existem versões que contestam a origem do apelido, afirmando que o estádio estaria muito longe do Morro de São Januário, que ficava na região central do Rio de Janeiro. De qualquer forma, o “Gigante da Colina” caiu nas graças da torcida e é amplamente utilizado nos dias de hoje.

Porque o estádio do Vasco tem uma história tão bonita?

São Januário foi considerado o maior estádio do mundo até 1930, ano em que foi inaugurado o Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Apesar da ideia de sua construção ter surgido em 1923, foi apenas após a criação da AMEA, uma liga formada pelos clubes de elite da zona sul do Rio de Janeiro, que sua construção foi de fato viabilizada.

Isso porque, além das medidas desta liga que excluiam pessoas de certas classes sociais, a AMEA não queria que o Vasco participasse pela ausência de um estádio próprio. Com uma campanha de arrecadação intensa, o cruzmaltino conseguiu realizar a construção e ergueu o estádio em 1927. No jogo de inauguração, o Gigante da Colina foi derrotado por 5 a 3.

Desde então, São Januário foi palco de muitas conquistas do time Cruzmaltino. Hoje, possui capacidade para 24.584 espectadores, mas possui um público recorde de 40.209 pessoas. No último século, o estádio passou por reformas para adaptá-lo à normas de segurança, e após a compra da SAF do clube pela empresa americana 777 Partners, existe a expectativa de uma reforma ainda mais ambiciosa.