Ídolo do Vasco nasceu 118 anos atrás

Um dos maiores ídolos da história do Vasco, Fausto dos Santos, que viria a ser batizado como ‘Maravilha Negra’, nasceu há 118 anos atrás. Um dos maiores ícones do Gigante é natural de Condó, no Maranhão, e se mudou para o Rio de Janeiro junto de sua mãe, Dona Rosa, ainda na infância.

Meio-campista de muita qualidade, alto e magro, Fausto encantou o Brasil quando foi o destaque da péssima atuação do país na Copa do Mundo de 1930, disputada no Uruguai. Foi por lá que Fausto recebeu o apelido de ‘Maravilha Negra’, pelo seu exímio futebol apresentado.

Um maestro em campo. Foi o único jogador brasileiro que escapou do fracasso no Mundial de 1930. Encantava os vascaínos pela elegância, visão de jogo e liderança. Até o surgimento de Zizinho, foi o melhor meio de campo da história do futebol brasileiro

Revista Placar

Fausto foi o primeiro brasileiro a jogar no Barcelona

Fausto, ao lado do goleiro Jaguaré, foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Barcelona, da Espanha. Além do clube europeu, o ídolo vascaíno também jogou pelo Nacional de Montevidéu.

Porém por conta de uma tuberculose, Fausto não pôde dar sequência à sua carreira. Ainda no início da doença, a ‘Maravilha Negra’ já não conseguia render como antes e por conta da sua impossibilidade de atuar, ainda em 1939, decidiu encerrar a carreira e voltar suas atenções ao tratamento da enfermidade.

No mesmo ano, Fausto não resistiu aos impactos da tuberculose e faleceu em 29 de março, bastante jovem, com apenas 34 anos, em Santos Dumont, interior de Minas Gerais. O Vasco sempre faz questão de lembrar de Fausto, um dos maiores nomes da história do clube cruz-maltino.