Apenas sobrou um jogador do Vasco com renovação automática

Nesta quinta-feira (30), o Vasco da Gama anunciou a saída do zagueiro Anderson Conceição, que assinou com o CRB. Com isso, Edimar é o único jogador restante no elenco cruzmaltino que teve renovação automática no ano passado.

Na montagem do elenco para a Série B em 2022, o Gigante da Colina contratou alguns jogadores com contrato de um ano, com a opção de renovação por outro em caso de metas cumpridas. Edimar foi titular no ano passado, e por conta do acesso, a opção foi ativada.

No entanto, o lateral-esquerdo não deve seguir no Almirante. Edimar é o terceiro reserva da posição, ficando atrás de Lucas Piton e Paulo Victor. Além disso, o cruzmaltino ainda conta com o retorno de Riquelme, que passou o ano de 2022 se recuperando de uma lesão.

Além de Anderson Conceição e Edimar, outros jogadores que tinham a cláusula de renovação automática eram o volante Yuri Lara, que acabou indo parar no futebol japonês, e o goleiro Thiago Rodrigues, que assinou com o Vitória.

A volta de Riquelme ao Vasco está mais próxima do que se imagina

Depois de muito tempo longe dos gramados, o lateral-esquerdo Riquelme pode estar próximo de seu retorno pelo Vasco da Gama. O atleta está se recuperando de uma lesão grave no joelho esquerdo há oito meses. Riquelme tem feito trabalhos parciais com o elenco no CT Moacyr Barbosa, que representa a fase cinco das seis que constam no cronograma de retorno dos atletas após as lesões.

Na próxima e última fase, o atleta será liberado para voltar aos treinos com o elenco. Segundo o cronograma, esta ação está programada para acontecer na segunda quinzena de abril, que coincide com a semana de estreia do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Depois, jogador estará liberado para jogar caso a comissão técnica, em conjunto com o departamento de preparação física, dê o “ok”. Mesmo assim, o jogador precisará passar por um planejamento adequado em seu retorno, como por exemplo, controle de minutagem.

Revelação da base vascaína, Riquelme estreou no Gigante da Colina em 2021, chegando ser titular em partida da Série B do Campeonato Brasileiro e ganhando muito destaque em algumas partidas. Seu melhor momento com a camisa cruzmaltina foi sob o comando do técnico Fernando Diniz. O lateral teve seu nome inspirado no craque argentino, e se destaca com belos dribles e um estilo diferenciado de jogo.

O jogador ainda é visto com um status de grande promessa no atual elenco do Gigante da Colina. Seu contrato com o Vasco é válido até julho de 2026, e possui multa rescisória de 36 milhões de euros.