Pesquisa é divulgada e Vasco da Gama tem a torcida mais fanática do Sudeste e Sul do Brasil

Nesta terça-feira (11), uma pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest coletou dados de diferentes regiões do Brasil para realizar um “Raio-X” do torcedor brasileiro. Os dados foram levantados com base em duas perguntas nos formulários que foram respondidos pelos entrevistados: Você se considera um torcedor fanático? Você torce para outro time brasileiro?

No levantamento, 30% dos entrevistados se consideraram torcedores fanáticos. Quando se analisa os números do fanatismo por clube, os nordestinos Sport, com 45%, e Bahia, com 43%, lideram o ranking. O Vasco da Gama é o terceiro clube na lista, sendo o primeiro time do Eixo Rio-São Paulo a aparecer no ranking, com 41% dos seus torcedores se considerando fanáticos.

No entanto, quando o quesito é “fidelidade” (torcedores que não torcem para nenhum outro clube brasileiro), o Vasco da Gama não aparece no Top 5. Quem lidera este quesito são os rivais Grêmio e Internacional, seguidos de Bahia e Atlético Mineiro.

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Força Jovem proibiu músicas preconceituosas no Vasco da Gama?

Em fevereiro deste ano, os ritmistas da Força Jovem do Vasco, principal torcida organizada do Gigante da Colina, divulgaram que não irão mais tocar músicas que contenham letras homofóbicas, misóginas e, evidentemente, racistas.

A ação combina com a história do clube e pode servir de exemplo para as outras torcidas. “Correto! A história do nosso clube é a mais bonita de todas porque sempre nos colocamos ao lado dos discriminados. Há outras formas de torcer. Parabéns FJV!”, comentou um torcedor nas redes sociais.