Vitor Pereira treinou Ribamar e ambos acabaram demitidos

Você sabia que o treinador português Vítor Pereira já treinou o atacante Ribamar, ex-Vasco da Gama? Em 2017, o recém-demitido técnico do Flamengo teve uma passagem relâmpago pelo Munchen 1860, que disputava a Segunda Divisão do Campeonato Alemão na época.

Ribamar foi contratado pelo time alemão proveniente do Botafogo, clube que o revelou. Tanto Vítor quanto o atacante ex-Vasco tiveram um péssimo desempenho na equipe, que acabou sendo rebaixada para a terceira divisão da Bundesliga.

No fim da temporada, ambos tiveram seus contratos rescindidos pela diretoria. Realizando apenas quatro jogos pelo Munchen, Ribamar deixou o clube para assinar com o Athletico Paranaense. Já o treinador português assinou com o Shanghai Port, da China.

Ribamar atuou no Vasco da Gama entre 2019 e 2020, atuando em 64 partidas e anotando oito gols. Atualmente, o atacante defende as cores da Chapecoense, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

De onde surgiu a música “Hoje tem gol do Ribamar” do Vasco da Gama

Ribamar é um dos grandes personagens a ter vestido a camisa do Vasco da Gama. Lembrado mais pelo seu carisma do que por seu futebol, o atacante foi extremamente importante para o cruzmaltino na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, mesmo jogando por outra equipe, a Ponte Preta. Ribamar anotou os dois gols da vitória do clube campinense sobre o Londrina, que disputa o acesso ponto a ponto com o Gigante da Colina. Com isso, a clássica música “Gol do Ribamar” voltou à tona.

No entanto, qual é a origem da “paródia” que acabou se tornando um dos memes mais famosos do futebol brasileiro? Na época, o bordão “Hoje tem gol do Gabigol”, referente ao principal atacante do arquirrival vascaíno estava em alta, ao mesmo tempo que Ribamar vinha sendo muito contestado no cruzmaltino por perder gols fáceis.

No entanto, uma verdadeira pintura contra o Botafogo colocou Ribamar nas graças da torcida, já que na ocasião, o Gigante da Colina lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2019. O gol serviu de inspiração para o funkeiro MC Nandinho, que compôs a homenagem “Hoje tem gol do Ribamar”.

A música rapidamente viralizou e fez Ribamar se tornar um dos maiores personagens do futebol brasileiro. E o próprio atleta aprovou a homenagem. “Eu gostei da música. Já tinha escutado diversas vezes por rede social e pelos amigos, que me mandavam no Whatsapp. Foi uma sensação diferente e boa escutar a torcida inteira cantando essa música” afirmou o atacante após uma vitória por 2 a 1 contra Chapecoense, onde ele marcou um dos gols.