OFICIAL: Gabriel Pec, Andrey Santos e Eguinaldo podem ir para a Argentina

Nesta segunda-feira (17), a FIFA confirmou que o Mundial Sub-20 será realizado na Argentina. Com um início previsto para o dia 20 de maio, a entidade definiu o país sulamericano como sede do torneio após retirar a Indonésia deste posto. O país asiático havia sido designado como anfitrião ainda em outubro de 2019.

No entanto, a FIFA entedeu que o país não estava pronto para organizar a competição. Também pesou – e muito – o fato de a Indonésia ter sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença de Israel (seleção classificada para o Mundial Sub-20), país com o qual a Indonésia não tem relações diplomáticas.

“A Fifa tem o prazer de anunciar que a edição deste ano da Copa do Mundo Sub-20 da Fifa acontecerá na Argentina. O país dos atuais campeões do mundo abrirá suas portas às grandes estrelas do futebol mundial do futuro”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, no comunicado.

Com isso, a Argentina, que não havia conseguido se classificar ao Mundial via Sul-Americano Sub-20, irá herdar a vaga da Indonésia no torneio. Será a segunda vez que a Argentina irá sediar o mundial da categoria – a primeira vez foi em 2001.

Atletas do Vasco, como Andrey Santos, Marlon Gomes, Gabriel Pec e Eguinaldo, possuem grandes chances de serem convocados por Ramon Menezes para a competição. Andrey, por exemplo, foi o artilheiro da Amarelinha no Sulamericano Sub-20, realizado em janeiro deste ano.

Ex-treinador do Vasco está de coordenador técnico da CBF

No início de março, a CBF escolheu Ricardo Gomes, ex-técnico do Vasco da Gama, para assumir a função de coordenador técnico no amistoso contra o Marrocos, realizado no dia 25. Anteriormente, a posição era ocupada por Juninho Paulista, que integrava a comissão técnica de Tite.

O ex-zagueiro já tinha feito parte da comissão técnica de Tite no Catar como convidado, quando foi observador técnico. A nova função também já havia sido desempenhada anteriormente por Edu Gaspar. “Fui convidado pelo presidente (Ednaldo Rodrigues) para exercer essa função. Eu e o Ramon trabalhamos juntos (no Fluminense). Pelo que ele fez na Sub-20, chega por méritos na seleção principal”, afirmou Ricardo.

Da comissão técnica que esteve com o ex-treinador na Copa do Mundo, são três os remanescentes: os analistas Bruno Baquete e Thomaz Koerich, e o fisiologista Guilherme Passos. Já a equipe que chega com Ramon Menezes é quase toda a mesma que foi campeã Sul-Americana Sub-20, na Colômbia, no mês passado.