Por quanto o Vasco comprou Diego Souza do Atlético-MG?

Diego Souza tem uma bela história com o Vasco da Gama, sendo um dos grandes destaques da equipe na campanha da Libertadores em 2012. Ele chegou no Gigante da Colina em 2011, proveniente do Atlético-MG. Na época, o Almirante desembolsou R$ 4,6 milhões pelo atleta.

A contratação do atacante foi bastante complexa, com diversas partes sendo parceladas e o Vasco tendo que pagar determinado valor para a empresa Traffic, dona dos direitos do jogador. No entanto, a chegada de Diego Souza acabou sendo extremamente positiva para o cruzmaltino.

Em São Januário, o jogador se firmou como um dos melhores atacantes do futebol brasileiro, entre os anos de 2011 e 2012. Foram 87 partidas pelo Gigante da Colina, anotando 30 gols. Ele esteve presente no título vascaíno da Copa do Brasil, em 2011.

Jogador importante do Vasco em Libertadores, Diego Souza é um dos que jogou nos 4 grandes do Rio

Hoje no Grêmio, o atacante Diego Souza é um dos poucos jogadores no futebol brasileiro a ter realizado o feito de atuar pelos quatro grandes do Rio de Janeiro. Ou seja, além do cruzmaltino, Diego também atuou por Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Sua carreira começou no Fluminense, em 2003. Depois de seu sucesso nos primeiros anos, foi vendido para o Benfica, onde acabou sendo emprestado ao Flamengo, em 2005. Após um excelente período no Palmeiras, Diego chegou ao Vasco em 2011. Com o Gigante da Colina, o atacante/meia fez 86 partidas e anotou 29 gols. Ele ainda teve um breve retorno ao Fluminense, em 2016, e jogou no Botafogo em 2019.

No entanto, Diego Souza não foi o único que realizou esta façanha. O lendário e irreverente Paulo Cesar Caju, atacante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, foi revelado no Botafogo e jogou por Flamengo e Fluminense durante a década de 1970, e no Vasco em 1980. Ele vestiu a camisa do Gigante da Colina em 2002, do Botafogo em 2001 e do Fluminense em 2004. Depois, foi para o clube rubro-negro, onde se tornou ídolo.

Em questão de treinadores, a lista é extensa, com nomes como Zagallo, Abel Braga, PC Gusmão, Oswaldo de Oliveira e Ramón Platero. No entanto, apenas um técnico foi campeão estadual com os quatros clubes: Joel Santana. Ao todo, são 7 títulos estaduais para Joel: dois com Vasco, Botafogo e Flamengo, e apenas um com o Fluminense.