A primeira camisa do Vasco com faixa diagonal preta

Há 85 anos, no dia 16 de janeiro de 1938, o Vasco da Gama estreava seu uniforme branco com a faixa diagonal preta, considerado por muitos como o segundo uniforme do clube. Na ocasião, o Gigante da Colina enfrentou o Bonsucesso em São Januário.

O uniforme também era constituído por calção branco e a cruz de malta ao peito. A nova vestimenta trouxe sorte para o Vasco, que derrotou o adversário por 4 a 1, em partida válida pelo Campeonato Carioca de 1937.

Branca ou preta? Qual é a verdadeira camisa principal do Vasco da Gama

O uniforme do Vasco da Gama é um dos mais icônicos do futebol brasileiro. No entanto, as pessoas sempre tiveram a seguinte dúvida: o uniforme titular do Vasco é a camisa preta com lista branca ou branca com listra preta? A questão surge pelo fato do cruzmaltino usar ambas as camisas em diferentes ocasiões atuando como mandante.

O escritor Dário Lourenço Júnior, autor do livro “Do 1 ao 11 – Onze temporadas da camisa vascaína”, esclareceu esta confusão: “Não há, verdadeiramente, dentre os 13 grandes clubes do futebol brasileiro, uma camisa que desperte até os dias de hoje tanta discussão como a do Vasco. A maioria dos times tem, mesmo em tempos de tanto marketing esportivo, muito bem definido o seu uniforme principal”, afirmou.

Aquela camisa titular e histórica que personifica toda identidade da agremiação. Pois é, o Vasco da Gama tem duas. Quando enfileiramos as camisas que contam as histórias destes grandes clubes podemos escolher qualquer uma das duas tradicionais camisas vascaínas que isso não irá causar estranheza”, completou o escritor.

“A camisa branca com faixa diagonal preta e preta com faixa diagonal branca tem mesmo peso e representatividade. Parecem destinadas a apontar por si mesmas as escolhas ideológicas dos homens do Vasco de crença nas pessoas sem distinção de cor ou classe social”, apontou.

“A camisa do Club de Regatas Vasco da Gama tem uma razão de ser. Ela é uma reprodução do pavilhão do clube garantida pelo estatuto. E este pavilhão é preto com uma faixa branca em diagonal e uma Cruz de Malta vermelha. Além disso, essa disposição das cores tem uma razão de ser”, finalizou Dário.