Álvaro Pacheco: Conheça o estilo do novo treinador do Vasco da Gama

Após a saída de Ramón Díaz do clube, no dia 27 de abril, o Vasco contratou um novo treinador. Álvaro Pacheco, que estava no Vitória de Guimarães, de Portugal, é o comandante do Cruz-Maltino para o restante da temporada. Segundo Venê Casagrande, o técnico chega com contrato válido por um ano, com possibilidade de extensão por mais um ano em caso de cumprimento de metas.

Ele chega ao Rio de Janeiro em um contexto parecido ao que encontrou em Portugal. Por lá, ele foi responsável por corrigir a rota do Vitória SC no Campeonato Português em meio ao andamento da competição, garantindo a 5ª colocação à equipe.

Mas como ele trabalha?

Em conversa com o comentarista português Tomás da Cunha, o perfil “Scout Vasco” conseguiu mais informações sobre o estilo de trabalho do treinador português. “É um treinador com uma imagem carismática, pelo uso da boina em todos os momentos. Chegou tarde ao topo do futebol português, veio de baixo e está habituado a impulsionar projetos”, disse.

Além disso, o analista comentou sobre a parte tática do treinador de 52 anos. “Fez um trabalho muito positivo no Vizela, sempre jogando em 4-3-3. No Vitória, aproveitou a base que existia, jogando mais em 3-4-3 ou 3-5-2. Sabe adaptar-se, embora prefira uma pressão mais alta e um jogo a passar pelos médios, mas já vimos equipas dele defenderem atrás e jogarem diretamente com os avançados. Penso que pode ter a sensibilidade necessária para identificar os problemas do Vasco e dar competitividade”, concluiu.

Vale lembrar que Álvaro Pacheco tem passagens por clubes como Boavista, Vizela, Moreirense e Estoril, todos de Portugal. Ele está no comando do Vitória de Guimarães desde o ano passado, onde possui 32 jogos, com 18 vitórias, cinco empates e nove derrotas.