Barbieri tem seu primeiro “ótimo” problema no Vasco

O técnico do Vasco da Gama, Maurício Barbieri, já possui sua primeira dor de cabeça “boa” para a temporada de 2023. Nesta quinta-feira (26), o Gigante da Colina anunciou a contratação do goleiro Léo Jardim, proveniente do Lille. No início de janeiro, o cruzmaltino também contratou Ivan para a posição, proveniente do Corinthians.

Desta forma, o Vasco possui dois goleiros com capacidade de serem titulares em seu elenco na temporada de 2023. “O Ivan foi muito bem (nos dois primeiros jogos), e a chegada do Léo Jardim já estava em conversa programada. É uma dor de cabeça ótima”, afirmou Barbieri em entrevista coletiva.

A negociação pelos dois arqueiros aconteceu paralelamente, ou seja: a chegada de dois goleiros com status de “titular” foi proposital. Ivan estava por empréstimo no Zenit, da Rússia. Sendo considerado como uma das maiores promessas da posição no futebol nacional no passado, Ivan deixou a Ponte Preta em 2022 para assinar com o Corinthians, mas nunca conseguiu se firmar na equipe.

Já Léo Jardim chegou a ser o goleiro titular do Lille na última temporada. Porém, ele cometeu uma quantidade exagerada de erros pela equipe francesa no início da atual edição da Ligue 1, e acabou se tornando o goleiro reserva da equipe. Ainda não há uma definição sobre qual será de fato o goleiro titular do Vasco, mas a tendência é que Barbieri realize um rodízio, algo bem comum no futebol europeu.

Técnico do Vasco enfim definiu o esquema. Você aprova?

O técnico Maurício Barbieri finalmente parece ter definido um esquema para o Vasco da Gama na temporada de 2023. Após os amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos, o Gigante da Colina já possui um “rascunho” desenhado. Barbieri, na verdade, prefere utilizar o termo “time em desenvolvimento”.

De acordo com o que foi visto nos amistosos, o Vasco da Gama de Barbieri deve jogar em um 4-2-3-1. A tendência é que a escalação seja a seguinte em primeiro momento: Ivan no gol, Puma Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton na defesa, Zé Gabriel e Jair como volantes e uma linha de três meias formada por Gabriel Pec, Nenê e Eguinaldo, com Pedro Raul na referência ofensiva..

Um movimento bastante percebido nos amistosos na Flórida foi a construção de jogo pelas laterais. A saída de bola geralmente se dava pelos lados, com os volantes saindo do meio para dar apoio. É a famosa “saída sustentada”, popularizada no futebol brasileiro pelo técnico Tite. Outras características, como viradas de jogo, defesa compactada e preenchimento de espaços também foram percebidos nos confrontos.

“A gente já tentou ajustar algumas coisas, que foi ser um pouco mais compacto, uma equipe mais coesa, com as coberturas mais próximas. Tentar aproveitar melhor as oportunidades. Foram duas coisas que melhoramos hoje, mas com certeza ainda tem muitos pontos para melhorar e evoluir”, afirmou Barbieri após a partida contra o River Plate no Flórida Tour.

A primeira partida “pra valer” do Vasco da Gama na temporada acontecerá nesta quarta-feira (25), contra a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca. Após iniciar o estadual com um time alternativo, o Gigante da Colina deve utilizar boa parte de seus titulares no confronto válido pela terceira rodada da competição.