Campeonato que o Vasco foi vice em 1998 passará a ter 32 times de todo o mundo

O Mundial de Clubes, torneio em que o Vasco da Gama já foi vice-campeão, teve seu formato alterado. Nesta sexta-feira, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou a criação de um novo Mundial, que será disputado a cada quatro anos e que contará com 32 equipes. “Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino.

A primeira edição será realizada em 2025, e a sede ainda não foi definida. No entanto, a tendência é que o torneio aconteça na América do Norte, já que a Copa do Mundo de 2026 acontecerá justamente nesta região (Estados Unidos, Canadá e México).

Agora, as federações de futebol ao redor do mundo estão debatendo a definição da quantidade de clubes de cada continente na competição. A UEFA quer que a Europa tenha 12 representantes no torneio. O presidente da FIFA também anunciou a criação de um Mundial de Clubes feminino, com o formato ainda a ser definido.

A “nova versão” do Mundial de Clubes masculino estava prevista desde 2019, com a primeira edição acontecendo em 2021. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a estreia do novo formato foi adiada, mantendo a competição nos moldes originais.

Vasco da Gama “passou o trator” no Manchester United no Mundial

No dia 8 de janeiro de 2000, o Vasco da Gama “passou o trator” em um dos maiores e melhores clubes do mundo na época. Diante do Maracanã lotado, o Gigante da Colina fez um atuação histórica e conseguiu uma senhora vitória em cima do Manchester United de Alex Ferguson, em partida válida pela primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA.

No duelo, os dois times foram para campo com o time completo. De um lado, os ingleses tinham estrelas como Giggs, Stam, Yorke e Keane. No entanto, do outro lado, o Vasco tinha um dos melhores times do futebol brasileiro, com Juninho, Felipe, Romário e Edmundo no time titular, além de nomes como Pedrinho e Viola no banco de reservas.

O primeiro tempo foi de domínio total do time cruzmaltino. Aos 23 minutos, Edmundo deu uma bela assistência para Romário marcar o primeiro gol vascaíno. Pouco depois, Jorginho lançou na área e Edmundo dominou. O animal driblou o goleiro e marcou o segundo do Gigante da Colina. Ainda no primeiro tempo, Edmundo anotou uma pintura após dar um belo drible no defensor do United e deslocar o goleiro de forma incrível, marcando o terceiro do cruzmaltino no jogo.

O time inglês, que havia criado pouquíssimas chances até então, marcou seu gol de honra aos 35 minutos do segundo tempo, com Butt. A vitória ajudou o Vasco da Gama a se classificar para as finais da competição, na qual o Vasco foi vice-campeão, perdendo a finalíssima para o Corinthians na disputa de pênaltis.