Chances de rebaixamento ainda assustam o torcedor do Vasco

O Vasco é o 18º colocado do Brasileirão e tem um jogo a menos em relação aos principais concorrentes na luta contra o rebaixamento – Santos, Goiás, Bahia e até o Corinthians. O torcedor do Gigante, antes da janela de transferências do meio de ano, passava a aceitar mais uma temporada de decepção com uma queda à Série B ao término do ano.

O trabalho no mercado, porém, deu uma nova perspectiva e o Vasco, por exemplo, somou 11 dos últimos 18 pontos. Uma campanha que, caso fosse a tendência durante todo o Brasileirão, colocaria o Gigante bem acima na tabela de classificação. O retrospecto recente, mesmo positivo, não altera tanto a probabilidade de rebaixamento. Segundo os principais centros de estudos, a chance gira em torno dos 50%.

Confira:

  • Chance de Gol – 51,3%
  • Espião Estatístico – 54,9%
  • Infobola – 57%
  • Probabilidades no Futebol/UFMG – 50,5%

Cenário de momento

Os números, claro, não entram em campo, mas podem ser fundamentais para entender o cenário. Um exemplo foi a própria vitória do Vasco sobre o Fluminense no último sábado, pela 23ª rodada do Brasileirão. O Gigante recebeu o rival dentro do Engenhão com um duro tabu a quebrar, aliás, não vencia o clássico há quatro anos, praticamente.

Com um futebol bastante efetivo, o Vasco aproveitou as oportunidades com Bruno Praxedes, Pablo Vegetti e Gabriel Pec (duas vezes) para fechar o placar em 4 a 2. Lima e Marcelo descontaram pelo rival. O rendimento fez o Gigante ter quatro peças na Seleção da Rodada do Brasileirão: Ramón Díaz, Léo Jardim, Vegetti e Pec (eleito o melhor da semana).

O foco, agora, é na quinta-feira (21). O Vasco tem uma oportunidade de ouro para conquistar seis pontos consecutivos, pois joga contra o lanterna Coritiba, a partir das 19 horas, muito provavelmente no São Januário. Um retorno que promete grandes emoções.