Comentarista de arbitragem afirma que gol do acesso vascaíno foi ilegal

No último domingo (6), o Vasco da Gama venceu o Ituano por 1 a 0 em partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e garantiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O gol cruzmaltino foi marcado por Nenê, em cobrança de pênalti. O lance que resultou na penalidade acabou causando bastante polêmica, por uma possível falta do atacante Raniel.

Na jogada, o zagueiro Lucas Costa impede um chute de Figueiredo com a mão, sendo expulso de campo. No entanto, segundo o comentarista de arbitragem Carlos Eugênio Simon, houve um “erro grave” de arbitragem na marcação do pênalti à favor do Gigante da Colina.

Segundo o ex-árbitro, “houve falta do atacante Raniel no goleiro Jefferson Paulino no lance que originou o pênalti convertido pelo vascaíno Nenê e a consequente expulsão do zagueiro Lucas Costa, do Ituano, aos dois minutos do primeiro tempo”.

Simon aponta que, na disputa de bola, Raniel derrubou o goleiro do Ituano em ação faltosa. “A decisão correta seria marcar a falta primeiro, anular o pênalti e a expulsão. O arbitro Wilton Sampaio errou na sua decisão e o VAR deveria ter sugerido a revisão”, afirmou o comentarista.

“Foi um erro grave e decisivo que selou o resultado da partida e garantiu a volta do time de São Januário para a Série A do Campeonato Brasileiro e decretou a permanência do Ituano na B”, finalizou.

Saiba como foi a partida do acesso do Vasco

No que foi um dos duelos mais esperados do futebol brasileiro no ano, o Vasco venceu o Ituano por 1 a 0 na última rodada da Série B e conquistou o tão sonhado acesso para a primeira divisão. O cruzmaltino contou com uma bela “ajuda” logo com dois minutos de partida: após dividida de Raniel com o goleiro adversário, a bola sobrou na pequena área para Figueiredo, que finalizou forte e viu o zagueiro Lucas Dias impedir o gol com o braço.

Lucas foi expulso e o pênalti foi marcado. Nenê converteu a cobrança e deixou o Vasco na frente. Mesmo com um a menos, o Ituano conseguiu incomodar o Gigante da Colina, mas viu o goleiro Thiago Rodrigues salvar o time carioca diversas vezes. Para “apimentar” o confronto, Andrey Santos foi expulso no segundo tempo e deixou a batalha “igualada” em campo. O Vasco partiu para a retranca total e conseguiu impedir o gol do time paulista, conseguindo o sonhado acesso.