Conheça a história do Clássico dos Milhões

Conheça a história por trás do importante Clássico dos Milhões, um dos maios embates entre rivais de todo o futebol brasileiro. O futebol do Rio de Janeiro proporciona um folclore vasto para os amantes do esporte em questão. Com diversas histórias inusitadas e situações relevantes no decorrer dos mais de cem anos de sua história, chamando a atenção de um mundo de amantes da modalidade.

Entre os maiores destaques de todo o futebol brasileiro aparecem duas equipes, que também fazem parte uma da história da outra. O clássico entre o Club de Regatas Vasco da Gama e o Clube de Regatas do Flamengo ultrapassa gerações e tem um retrospecto de deixar qualquer apaixonado pelo esporte de cabelo em pé. Pensando nisso, hoje separamos alguns fatos curiosos sobre o duelo que começou mais de 100 anos atrás.

A origem do Clássico dos Milhões

O nome do clássico em questão se dá por conta do fato de abrigar as duas maiores torcidas de todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, também trata sobre duas equipes que tem adeptos ao redor de todo o país, fazendo com que os ‘milhões’ sejam destaque no duelo. Além disso, o jogo em questão também é o duelo que aparece mais vezes na história com públicos acima dos 100 mil torcedores, tendo a maior média de público da história do Campeonato Brasileiro.

A primeira partida entre Flamengo e Vasco da Gama aconteceu na década de 1920. No entanto, a rivalidade que geraria o “Clássico dos Milhões” posteriormente já estava presente muitos anos antes disso. Como o Rio de Janeiro, antes do futebol, era conhecido por suas disputas de Remo, as equipes em questão já tinham representantes na modalidade, que brigavam pelo topo do estado.

Vale lembrar que, no decorrer dos anos, essa rivalidade também foi vista em outros diversos esportes ao redor do cenário carioca, como basquete, natação, voleibol, judô, futebol de areia e futebol americano. Sendo assim, o embate ultrapassa muito as quatro linhas dos gramados de São Januário e do Maracanã, estando marcado na história do esporte nacional.

Dados relevantes do Clássico dos Milhões

O primeiro confronto entre as duas equipes, o Clássico dos Milhões, se desenrolou no dia 26 de março de 1922, quando o Flamengo conseguiu uma vitória por 1 a 0, com gol marcado por Segreto. Na ocasião, os clubes se enfrentaram dentro do Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Apesar da vantagem do primeiro confronto, quem detém o melhor resultado geral é o Vasco da Gama. Em 26 de abril de 1931, o Cruzmaltino aplicou um impiedoso 7 a 0 no rival, que ainda não foi superado. Russinho, quatro vezes, Mário Mattos, duas, e Sant’Anna, mais uma deram o número elástico ao placar daquele dia. O confronto memorável aconteceu dentro de São Januário.

O maior público conhecido para o Clássico dos Milhões aconteceu em 4 de abril de 1976. Em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano, o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 1 sob os olhares de mais de 174 mil pessoas. Além disso, ainda há outros cinco confrontos entre as equipes que tiveram mais de 150 mil pessoas presentes nas arquibancadas.

A partida mais importante disputada pelas duas equipes aconteceu na Copa do Brasil de 2006. Naquele ano, as duas equipes chegaram na final da competição, com o Rubro-Negro se saindo melhor, ficando com 3 a 0 no agregado e levando a taça para casa.

No decorrer de 23 Campeonatos Cariocas no decorrer da história um dos times ficou em primeiro e o outro em segundo. Em 13 deles quem levou a vantagem foi o Flamengo, enquanto isso, nos outros 10, foi o Vasco da Gama que acabou a competição como o campeão. O Clássico dos Milhões movimenta o Rio de Janeiro há uma centena de anos e ainda promete que isso aconteça por mais tempo.

Os maiores artilheiros do Clássico dos Milhões acabam se destacando também como os maiores ídolos da história de cada um dos clubes, mostrando a importância que o embate teve ao atravessar das décadas. Quem mais marcou dentro do duelo entre Vasco da Gama e Flamengo foi Roberto Dinamite, com 27 gols. Pelo lado rubro-negro, o maior artilheiro é Zico, que balançou as redes 19 vezes.