Conmebol reconhece e Vasco ganha mais um título da Libertadores

Campeão do torneio Sul-americana de 1948, o Vasco agora passou a ser bicampeão da Copa Libertadores da América de forma oficial. Há controvérsias, mas o portal ‘Futebol no Rio’ afirmou que a competição já foi reconhecida formalmente pela COnmebol e que o troféu já pode ser considerado um dos maiores da história do clube cruzmaltino.

Jogando a Supercopa Libertadores de 1997, o Gigante conseguiu eliminar os adversários para jogar, no próximo ano, a Libertadores, Com um formato peculiar, era necessário superar rivais sul-americanos antes de poder disputar de fato a competição. 

A equipe cruzmaltina liderada por Ademir Menezes e Barbosa, grande goleiro da história do Vasco e ídolo da torcida vascaína precisou enfrentar um gigante na grande decisão da competição. O River Plate nada mais, nada menos, que Di Stéfano, foi batido pelo Gigante, que conseguiu sagrar-se o primeiro campeão do mundo reconhecidamente pela FIFA.

Hoje, realidade já é diferente

Desde 2018 o Vasco não deixa o território brasileiro para jogar competições internacionais. A Libertadores, por exemplo, foi a última delas. Com temporadas fraquíssimas e más gestões, o Vasco precisou conciliar mais um rebaixamento em 2021, precisando, ainda, jogar a Série B novamente na temporada seguinte.

O sonho de todo vascaíno no retorno à Série A era, claro, de conseguir uma classificação ao menos para a Copa Sul-Americana, se reerguendo no cenário internacional. Mas o que passa pela cabeça de todo cruzmaltino, hoje, é fugir do rebaixamento, tendo em 2024 jogar um torneio continental apenas como uma consequência.