Conselho do Vasco se manifestou sobre comentarista do SporTV

Envolvido em caso de suposto racismo, ainda em 2022, o Vasco se pronunciou contra as acusações do ex-árbitro e comentarista de arbitragem dos canais Globo, Sandro Meira Ricci. Hélio dos Anjos, treinador da Ponte Preta, teria sofrido ataques de injúria racial na última terça-feira, na partida diante do Brasil de Pelotas, realizada no Sul do Brasil.

Porém, Sandro afirma, equivocadamente, durante a transmissão da partida, que Hélio já teria sofrido o mesmo ato de preconceito no jogo entre Vasco e Ponte Preta, nas rodadas iniciais do Brasileirão da Série B de 2022. Ainda no mesmo dia, em 27 de abril do ano passado, o caso foi solucionado e relatado em súmula, onde torcedores vascaínos entoavam cânticos de apoio ao volante Yuri Lara, comparado à um ‘cão de guarda’, com latidos de um cachorro.

A ocorrência que ensejou o inaceitável comentário do ex-árbitro já havia sido esclarecida durante a própria partida e registrada na súmula da arbitragem. A retratação inicial de Sandro Meira Ricci, depois complementada com mais esclarecimentos e um pedido de desculpas na própria transmissão, foi importante para esclarecer o caso

Vasco, em nota oficial, se pronuncia sobre o caso

Vasco luta, diariamente, por fim do racismo

Em alusão a  ‘Resposta Histórica’, que ocorreu em 1924 e está prestes a completar 100 anos desde que fora declarada, o Vasco lançou campanha chamada de  ‘Os Próximos 100 anos’. A carta fez com que o Cruzmaltino ficasse marcado pela luta contra o racismo no futebol brasileiro, em 1923, ao se recusar a retirar jogadores negros e operários do elenco.

Em uma ação própria do clube, o Vasco rechaça que a luta pelo fim da discriminação racial deve ser de todos e, principalmente, dos vascaínos que conhecem e vivem o dia a dia do clube em que se posiciona e defende o direito de todos.