Donizete Pantera: Confira os títulos que o jogador conquistou pelo Vasco

Donizete “Pantera” está completando 55 anos nesta terça-feira (24), e o atacante se tornou ídolo do Vasco da Gama ao ganhar a Copa Libertadores da América de 1998. Depois do grande título, ele ficou marcado por sua identificação com o clube e torcida.

Além de ganhar a Libertadores, Donizete também levantou outros troféus com o Vasco: Campeonato Carioca de 1998, Taça Guanabara de 1998, Taça Rio em 1998 e 1999, e Torneio Rio São Paulo em 1999. Ao todo vestindo a camisa cruzmaltina, Donizete entrou em campo em 137 jogos (foram três passagens pelo clube) e marcou 39 gols.

Donizete marcou cinco gols pelo Vasco na Libertadores de 1998

Na Libertadores de 1998, sua grande conquista usando a camisa do Vasco, Donizete foi eleito o melhor jogador da final. Na campanha até o título, o Vasco passou por Cruzeiro nas oitavas (atual campeão da Libertadores), Grêmio nas quartas (campeão da Copa do Brasil) e River Plate na semifinal. Para decidir quem ficaria com o troféu continental, o Vasco enfrentou o Barcelona de Guayaquill, time do Equador.

A final teve sua primeira partida em São Januário, e o time da casa ganhou pelo placar de 2 a 0, com um gol de Donizete e outro convertido por Luizão. Na partida da volta, no Equador, os gols foram novamente de Luizão e Donizete, e De Ávila descontou para o time mandante.

O artilheiro da edição de 1998 da Libertadores foi Sérgio João, jogador do Bolívar que marcou 10 gols. Luizão marcou sete gols e empatou com Ángel, do River Plate, na vice-artilharia. Donizete ficou em 4º colocado, com cinco gols.