Dorival Júnior assumiu o Vasco e fez a torcida lotar o estádio

Há quase 15 anos, Dorival Júnior marcava seu nome na história do Vasco em uma das piores fases da história do time. No dia 7 de novembro de 2009, o Cruz-Maltino vencia o Juventude por 2×1 e sacramentava seu retorno à Série A do Brasileirão. Na oportunidade, o Maracanã contou com  81.904 pessoas no estádio, o maior público daquela Série B.

“Ninguém tem a mínima ideia do que passamos desde que começamos a trabalhar no Vasco. Perdemos poucas partidas e fizemos uma temporada memorável. Provamos que temos condições de brigar por algo maior em 2010”, disse o treinador na época.

Relembre a campanha do acesso de 2009

No ano anterior, mesmo com um time cheio de bons nomes, como Edmundo, Madson e Alex Teixeira, o Vasco foi rebaixado pela primeira vez para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, em 2009, o clube fez uma grande reformulação no elenco para disputar a competição. Nomes como Alan Kardec, Phillipe Coutinho, já vendido para a Inter de Milão, e Fernando Prass marcaram a campanha do Vasco naquela temporada.

Assim, sob o comando de Dorival Júnior, o Cruz-Maltino foi campeão do Brasileirão com 76 pontos conquistados em 38 jogos, somando 22 vitórias, 10 empates e 6 derrotas. Além disso, terminou a competição com uma vantagem de sete pontos para o vice-campeão Guarani, que conquistou o acesso ao lado de Ceará e Atlético-GO. Confira os números do Vasco naquela temporada de Série B:

  • 38 jogos
  • 22 vitórias
  • 10 empates
  • 6 derrotas
  • 58 gols marcados
  • 29 gols sofridos