É para aplaudir de pé! Mattos fez o que nenhum outro dirigente brasileiro jamais conseguiu

Atualmente no Vasco, Alexandre Mattos é um dos diretores mais conhecidos do futebol brasileiro. Sua fama, no entanto, não existe por acaso. Em 2023, o dirigente completou mais um curso de gestão esportiva na carreira. Na época, ele completou o “UEFA Diploma in Football Leadership and Management”, ministrado pela organização europeia.

O curso teve duração de 10 meses e abordou temas como liderança, gestão de grupos e negociações. Além disso, são avaliadas as técnicas aplicadas em cada disciplina. Depois da conclusão dos estudos na Europa, Alexandre Mattos se tornou o único brasileiro a possuir um diploma da entidade.

Trajetória pelo Brasil e contratações no Vasco

Em sua chegada ao Vasco, Alexandre Mattos também citou o curso da UEFA. “Muito feliz de chegar pra contribuir com meu trabalho neste novo momento e gestão do clube. Me preparei, estudei na FIFA, na UEFA, e estou pronto, com muita humildade, pra colaborar”, afirmou. O dirigente acumula passagens marcantes por América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Palmeiras, além de um breve período no Athletico.

No Galo, ganhou somente o Campeonato Mineiro, mas “pavimentou” o caminho para as conquistas do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Antes de sua demissão em 2021, depois de 9 meses no cargo, Mattos contratou 12 jogadores e gastou cerca de R$142,9 milhões.

Entre os atletas estavam Matías Zaracho, Junior Alonso e Everson, cruciais para as conquistas daquele ano. No Vasco, até então, contratou João Victor, David, Adson e Robert Rojas. Além disso, acertou a contratação do volante argentino Juan Sforza, que pode fazer os gastos do dirigente no clube a pouco mais de R$80 milhões.