É por isso que o Vasco não consegue mais vencer no Brasileirão

Durante o mês de setembro, o Vasco da Gama viveu sua melhor fase no Campeonato Brasileiro e não foi derrotado uma vez. A equipe do Rio de Janeiro empatou por 1 a 1 com o Bahia fora de casa, depois ganhou do Fluminense e Coritiba em casa (4 a 2 e 5 a 1 respectivamente), e fechou o mês ganhando fora de casa do América Mineiro por 1 a 0, apenas a segunda vitória do Vasco fora de casa na competição.

Com esse bom desempenho, o Gigante da Colina conseguiu deixar a zona do rebaixamento, e chegou a ocupar a 15ª posição depois da goleada sobre o Coritiba, porém, desde que começou outubro, o rendimento do time despencou. Foram seis jogos no mês de outubro, com uma vitória (1 a 0 sobre o Fortaleza), dois empates (São Paulo e Goiás), e três derrotas (Santos, Flamengo e Internacional).

Vasco ganhou apenas um jogo em outubro

Vários motivos podem explicar a queda, um deles é o número elevado de jogos realizados no mês de outubro. Ramón Díaz teve pouco tempo para treinar o elenco e recuperar importantes jogadores que se lesionaram, outro motivo para essa queda. Os principais desfalques são Marlon Gomes e Rossi, que ainda não perdeu em seu retorno ao Vasco quando entrou em campo.

Outro fator é o nervosismo da equipe, que reflete nas expulsões recentes (algumas muito criticadas pela diretoria e torcida), e na falta de gols. Ramón Díaz destacou isso depois dos jogos contra Flamengo e Goiás.

“Creio que merecíamos mais, tivemos mais chances e merecíamos ganhar. Mas agora temos que pensar no que vem pela frente. Temos muitas partidas e temos que seguir lutando,” disse Ramón.