Edmundo jogando pelo Vasco: atacante marcou época

Edmundo é um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama. O “Animal” foi um dos principais símbolos do Vasco nos anos 90, e coleciona cinco passagens distintas pelo Gigante da Colina. Cria da base do cruzmaltino, o atacante realizou sua estreia pelo time profissional no dia 26 de janeiro de 1992, em partida contra o Corinthians, no Pacaembu, válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

O jovem atleta não marcou gol, mas impressionou com a qualidade contra seus marcadores e foi escolhido como melhor jogador da partida por diversas equipes de transmissão. O Vasco venceu por 4 a 1, com dois gols de Bebeto, um de Sorato e outro de Jorge Luís.

O primeiro gol de Edmundo aconteceu apenas um mês depois, no dia 23 de fevereiro de 1992, em outra goleada cruzmaltina, um 4 a 0 contra o Atlético Mineiro. No mesmo ano, em julho, Edmundo fazia história ao estrear pela Seleção Brasileira em amistoso contra o México. Em 1993, ele deixou o Gigante da Colina para acertar com o Palmeiras.

Edmundo voltou para seu clube de coração em agosto de 1996, tendo o seu passe comprado por US$ 5 milhões, proveniente do Flamengo. No Campeonato Brasileiro de 1996, ele foi grande estrela que salvou o Vasco da ameaça de rebaixamento. Seu melhor momento, no clube e na carreira, viria no ano seguinte.

No Carioca de 1997, o Vasco perdeu o título para o Botafogo, mas Edmundo marcou a competição por conta de sua “rebolada” na frente de Gonçalves na primeira partida, vencida pelo Vasco. No Campeonato Brasileiro de 1997, vimos o “Animal” se tornar um dos jogadores mais dominantes que o futebol brasileiro já viu.

Ele foi o artilheiro isolado do campeonato com a marca 29 gols, superando em um gol o recorde do atleticano Reinaldo, que durava 20 anos. O Vasco acabou sendo campeão daquela edição do torneio, e Edmundo marcou seu nome na história do clube sendo o principal protagonista do título.

Sua performance em 1997 foi tão absurda que em 1998 o atacante foi contratado para fazer dupla de ataque com Batistuta pela Fiorentina, da Itália. Ele retornou para o cruzmaltino em 1999, e esta passagem ficou marcada por sua grande briga com Romário. Eurico Miranda preferiu manter o “Baixinho” no elenco e emprestou o “Animal” para o Santos.

Nos anos 2000, Edmundo teve outras duas passagens pelo Gigante da Colina: uma entre 2003 e 2004 e outra em 2008, onde tentou de maneira não-sucedida salvar o Vasco da Gama de seu primeiro rebaixamento na história. Em toda a sua passagem pelo Vasco, Edmundo disputou 241 partidas e marcou 137 gols.