Em 2013, São Januário recebeu bizarro jogo entre Itália e Haiti

Em 2013, São Januário foi palco para uma partida bizarra e inusitada entre duas seleções: Itália e Haiti. O amistoso teve cunho preparatória para a Copa das Confederações que seria realizada no mesmo ano, no Brasil. Com pouco público presente na Colina Histórica, ambas as equipes ficaram em um empate por 2 a 2.

Os italianos entraram em campo com um time completamente reserva, mas mesmo assim, eram considerados os grandes favoritos. Logo no primeiro ataque, Giaccherini colocou a Azzurra em vantagem, dando a impressão de que uma goleada seria construída rapidamente.

Mas não foi isso que aconteceu. Com erros defensivos e um ataque de pouca produção, os italianos sofreram diante de um rival que ocupa apenas a 63ª posição no ranking da Fifa. Marchisio ainda ampliou para os europeus após boa jogada de Balotelli, mas Saurel diminuiu batendo pênalti aos 39 minutos do segundo tempo, e, aos 45, Peguero aproveitou lançamento para chutar cruzado e conseguir o empate.

São Januário já sediou desfile das Escolas de Samba

Além de ser a casa de um dos clubes mais tradicionais do país, o São Januário também foi palco para inúmeros eventos de cunho cultural, histórico e político no Brasil. E foi assim em 1945, quando a Colina Histórica sediou um desfile de Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro, um dos eventos culturais mais importantes do estado e do país.

O primeiro desfile “oficial” foi em 1945, vencido pela Portela e que ficou marcado por um assassinato ocorrido dentro do estádio, durante uma briga entre integrantes de escolas rivais. Até hoje, o São Januário é o único estádio do Brasil a ter sediado um desfile oficial de escolas de samba no carnaval.