Entenda o grupo que o Vasco fundou junto com São Paulo, Athletico e Atlético-MG

Junto de Atlético-MG, Athletico e São Paulo, o Vasco fundou o ‘Movimento pela Integridade no Futebol’, com objetivo de expandir, cada vez mais, atos de ‘compliance’ no meio futebolístico brasileiro. Os quatro clubes representam grande parte de profissionais que atuam na área que buscam por gestões transparentes e que integram a inclusão e a liberdade no país.

A ação que abrirá muitas portas tem como objetivo o estímulo do crescimento do âmbito em todo o país, inovando com cartilhas e documentos que possam servir de base para novos projetos em outros clubes.

O objetivo é fortalecer a integridade nos clubes e no futebol como um todo

Disse o Compliance Officer do Galo, Fernando Monfardini.

Medidas ainda seguem dentro do movimento

Os quatro clubes irão seguir com os encontros para encontrar melhores soluções para o setor e se encontrarão, de forma espontânea, nas cidades-sedes de cada clube. O próximo encontro, por exemplo, será em Curitiba, capital paranaense onde o Athletico situa.

Movimento traz visibilidade ao Compliance no futebol, como uma ferramenta para promoção da integridade e do respeito, além auxiliar a tomada de decisões conscientes pela alta gestão dos clubes. É, ainda, uma forma de fomentarmos a ideia de que o futebol é um agente de transformação da sociedade e tem todos os clubes podem contribuir neste cenário

Clarissa Arteiro, coordenadora de compliance do Vasco da Gama

A fundação e a primeira reunião do Movimento pela Integridade no Futebol aconteceram no último sábado, no estádio do Morumbi. Além de Monfardini, participaram Roberto Armelin, diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo; Clarissa Arteiro, coordenadora de Compliance do Vasco; Marla Georgia Palma, Compliance officer do Athletico; e Julia Serra de Godoy, representante do Comitê Brasileiro de Clubes.