Especialista de arbitragem cravou se o Vasco foi prejudicado pela arbitragem

No domingo (22), com a derrota por 1×0 para o Palmeiras, chegou ao fim a invencibilidade de seis rodadas do Vasco no Brasileirão. Contudo, para além da atuação ruim no primeiro tempo e a falha de Rayan, outro ponto importante chamou a atenção dos vascaínos.

Na segunda etapa, quando o time de Rafael Paiva melhorou sua produção ofensiva, Emerson Rodríguez tentou cruzar a bola e acertou a mão de Vanderlan. Inicialmente, Rafael Rodrigo Klein marcou falta fora da área e logo foi chamado pelo VAR. Após a revisão, no entanto, o árbitro voltou atrás e, mesmo com o toque sendo dentro da área, desmarcou a falta e não assinalou o pênalti. A decisão revoltou os cruzmaltinos, que receberam uma explicação de Renata Ruel, analista de arbitragem dos canais Disney.

Renata Ruel comenta decisão de Rafael Rodrigo Klein

Para a ex-árbitra, a interpretação de Rafael Klein foi correta. “A dinâmica da arbitragem foi correta. Foi marcada uma falta no campo de forma equivocada, fora da área. O VAR checou e entendeu que não houve a falta, que não foi uma mão deliberada. Só que se o árbitro marca a falta, o lance ocorreu dentro da área. Dessa forma, deveria, entre aspas, ser marcada uma penalidade. Se fosse questão de dentro ou fora da área, seria um lance factual, onde o VAR só iria dizer para o árbitro que não foi fora, foi dentro, marca a penalidade”, iniciou.

“Quando o VAR olha o lance e percebe que não há uma infração, que a mão está junto ao corpo, ele chama o árbitro, porque o árbitro precisa rever o lance justamente para definir se é falta ou não, se ele mantém a falta é dentro da área, e se ele não mantém a falta, ele anula a jogada e reinicia o jogo com bola ao chão. Para mim não houve a infração e a decisão foi correta. Não falta e bola ao chão”, concluiu Renata Ruel.

Após a derrota para o Palmeiras, o Vasco da Gama volta a campo no próximo domingo (29), às 18:30, contra o Cruzeiro, pela 28ª rodada do Brasileirão. Atualmente, a equipe de Rafael Paiva ocupa a 10ª colocação, com 35 pontos conquistados em 26 jogos.