Estes são os maiores problemas que Rafael Paiva tem que resolver no Vasco da Gama

Sem compromissos até o dia 15 desse mês, quando a Data FIFA se encerra, o Vasco da Gama de Rafael Paiva pode fazer bom uso desse período “parado”. Entre folgas e treinos, o técnico de 40 anos tem alguns problemas para resolver antes de enfrentar São Paulo e Atlético-MG nos dias 16 e 19, respectivamente. Mesmo com a briga por uma vaga na Libertadores de 2025 via Brasileirão, a possibilidade do bicampeonato da Copa do Brasil e a consequente classificação para a competição sul-americana também ronda São Januário.

Para qualquer um desses objetivos, no entanto, é necessário que Paiva corrija algumas questões. Uma delas é a zaga, composta por Maicon e Léo nos últimos jogos. Enquanto Maicon falhou no empate contra o Juventude, no gol de Edson Carioca, Léo cometeu erros nos dois gols do Galo, pela Copa do Brasil. Muitos consideram João Victor como titular absoluto, mas quem fará dupla com ele? No elenco, Robert Rojas, Lyncon e Luiz Gustavo.

Outros pontos a serem consertados por Rafael Paiva

Um grande problema que apareceu na reta final da temporada foi a lateral ofensiva cruzmaltina, seja do lado esquerdo ou direito. Após perder Adson e David por lesão quando ambos já estavam consolidados entre os 11 titulares, Rafael Paiva conta com Jean David, Emerson Rodríguez e Maxime Dominguez como opções. Até Puma Rodríguez, que é lateral-direito, foi testado na pontas, mas a falta de perigo nas laterais segue preocupante.

O terceiro ponto é o companheiro de Hugo Moura no meio de campo do Vasco. Em boa fase, o volante vê Mateus Carvalho e Sforza, ainda jovens, alternarem entre altos e baixos. Para a posição, Paiva tem Galdames, JP e Souza, todos com poucos minutos em campo nos últimos jogos. Paulinho e Jair estão voltando de graves lesões, mas não devem figurar entre os titulares de imediato. Diante desses problemas, o Cruz-Maltino já soma seis partidas sem vencer, sendo quatro pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil.