Estudo revela como a torcida do Vasco está espalhada no Brasil

Em meio à turbulência vivida pela 777 Partners, que pode prejudicar o Vasco, uma coisa é certa: a torcida cruzmaltina seguirá ao lado do clube. Depois de vários momentos difíceis passados com o Gigante da Colina, os milhões de torcedores continuam indo a São Januário, comprando as camisas e marcando presença para prestigiar os jogadores onde quer que estejam.

Em 2024, inclusive, foi possível ver essa forte presença da torcida vascaína para além do Rio de Janeiro. Com os jogos em Minas Gerais, Brasília e Santa Catarina, seja na Copa do Brasil ou no Campeonato Carioca, milhares de torcedores acompanharam o Cruz-Maltino e tiveram a oportunidade de ver o seu time de coração jogar.

Mas como esses vascaínos estão divididos?

Recentemente, uma pesquisa feita por Quaest/CNN/Itatiaia mostrou que o Vasco ganhou posições no ranking de maiores torcidas do Brasil. Segundo o levantamento, o clube de São Januário voltou a figurar na 5ª colocação da classificação. Além disso, mostra que 41% dos torcedores do clube estão no Sudeste, diferentemente do ano passado, quando esse número era de 46%.

Já no Nordeste, o Vasco possui 24% dos seus torcedores, enquanto no Norte estão mais 15% dos cruzmaltinos. Esse caráter nacional da torcida do Gigante da Colina, inclusive, foi o que deu ao clube o 5º lugar no ranking, que disputava a posição com Atlético-MG e Cruzeiro. Estes, por sua vez, possuem 97 e 98% de seus torcedores em território mineiro, respectivamente.

A pesquisa ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades. Os dados foram coletados entre 27 de abril e 1º de maio de 2024 e possui margem de erro estimada de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.