Ex-zagueiro do Vasco está fazendo a carreira de técnico na França

Você lembra do zagueiro Cris no Vasco da Gama? Hoje aposentado, o ex-atleta encerrou sua carreira em São Januário, no ano de 2013. Com uma carreira sólida na Europa, Cris tomou um caminho bastante incomum para brasileiros: ele iniciou sua carreira de treinador na França.

O ex-jogador é ídolo do Lyon, e por isso tem grande identificação com o futebol francês. Ele iniciou sua trajetória justamente no Lyon, treinando equipes da categoria de base do clube. Depois, assinou com o MDA Chasselay, que hoje disputa a quarta divisão do Campeonato Francês.

O primeiro grande trabalho de Cris foi no Le Mans, time tradicional da França e que na época estava na terceira divisão. Ele assumiu o clube durante a temporada de 2021/22, e acumulou 16 vitórias, 13 empates e 19 derrotas pela equipe.

Nesta temporada, Cris assinou com o Versailles, também da terceira divisão; e até o momento, o saldo é bastante positivo: dez jogos, seis vitórias, dois empates e duas derrotas. No momento, a equipe do ex-zagueiro ocupa a segunda colocação do campeonato.

Como jogador, Cris também acumula passagens por clubes como Cruzeiro, Bayer Leverkusen, Galatasaray e Corinthians. Pelo Vasco, ele realizou 27 partidas e anotou um gol.

Treinador ex-Vasco pede demissão após eliminação para time da Série D

Ex-Vasco da Gama, o treinador Celso Roth estava “fora do mercado” para a temporada de 2023, até que o Juventude lhe apresentou um projeto onde daria liberdade total ao técnico para colocar sua cara na equipe. Roth estava há seis anos sem treinar um clube, por isso, o retorno acabou gerando certa expectativa. No entanto, em menos de três meses, o projeto já foi por água abaixo.

Foram apenas 13 partidas no comando da equipe gaúcha, que irá a disputa a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. O aproveitamento do treinador foi ruim: duas vitórias, cinco empates e seis derrotas. O último falhanço foi justamente aquele que acabou culminando em sua demissão. Em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, o Juventude perdeu para o São Luiz, da Série D, e foi eliminado da competição.

Roth treinou o Gigante da Colina em três oportunidades. A primeira foi em 2007; a segunda em 2010; e a última em 2015. Antes de assumir o Juventude, seu último trabalho como treinador foi no Internacional, em 2016.