Expressão “Deu Zebra“ surgiu em jogo do Vasco da Gama

Uma das expressões mais usadas quando o time “azarão” vence o jogo, a fala surgiu no futebol em uma das partidas do Vasco da Gama. Pioneiro em várias histórias do esporte bretão, o clube é novamente personagem de outro grande momento do futebol.

De início, a expressão surgiu no Jogo do Bicho, uma conhecida prática de apostas ilícitas criada no Rio de Janeiro. No jogo existem 25 animais, mas a zebra não é um deles. Por isso, quando o resultado não é o do apostador, ele costuma dizer que “deu zebra”.

Mas como a expressão foi para o mundo do futebol?

Tudo começou com Gentil Cardoso, um dos maiores frasistas do futebol brasileiro, que criou expressões como “quem não faz, leva”, “treino é treino, jogo é jogo” e “futebol é uma caixinha de surpresas”. No dia 23 de julho de 1964, o então técnico da Portuguesa-RJ enfrentava o Vasco da Gama em Laranjeiras, pelo Carioca daquele ano.

Como era de se esperar, o favoritismo era todo do Vasco. Contudo, antes do jogo, o treinador se mostrou otimista e cravou a vitória da Lusa. “Vai dar zebra!”, disse em entrevista a um repórter de campo. E o resultado não foi outro: a Portuguesa venceu o Cruz-Maltino por 2×1, de virada, com gols de Tião e Inaldo. Pelo Gigante da Colina, Mário marcou.

No dia seguinte, a expressão virou manchete dos jornais na época e o termo “zebra” se popularizou para representar a vitória dos times com menor favoritismo no futebol.

No Carioca de 1964, a Portuguesa não teve grandes conquistas, mas entrou para a história do futebol de qualquer forma. Além disso, a partir daquele ano, adotou o animal como seu mascote, que segue como um dos símbolos do clube até hoje.