Fernando Diniz chegou no sábado ao Rio de Janeiro para assumir o Vasco da Gama

Agora sob o comando de Rafael Paiva, o Vasco da Gama vive um grande momento no Campeonato Brasileiro. Antes da derrota para o Atlético-MG, foram cinco jogos sem perder, com quatro vitórias seguidas. Atualmente com 23 pontos em 18 jogos, o Cruz-Maltino está a oito pontos do Z4 e a 10 do G4.

Contudo, mesmo com a tranquilidade dada pelo presidente Pedrinho, Rafael Paiva não teve sua permanência assegurada desde o início. O mandatário, inclusive, afirmou em uma entrevista que conversava com outros nomes para assumir o comando do Vasco. Um deles era o de Fernando Diniz, que já passou por São Januário em outra época.

Fernando Diniz chegou no fim de semana para comandar o Vasco

Demitido pelo Santos, Fernando Diniz chegou ao Cruz-Maltino no dia 11 de setembro de 2021, um sábado. Ele tinha a missão de conquistar o acesso com o clube, rebaixado ainda naquele ano no Campeonato Brasileiro de 2020, atrasado por conta da pandemia de Covid-19.

Na época, Fernando Diniz assumiu o cargo que já havia passado por nomes como Marcelo Cabo e Lisca. Sob o comando de Diniz, o time teve um bom início, praticando um bom futebol, mas a defesa ruim impediu que as vitórias viessem.

Em dado momento, o Cruz-Maltino sofreu 11 gols em apenas quatro partidas, sendo 10 deles em São Januário. Diniz permaneceu por dois meses no comando do Vasco, dirigindo a equipe em 12 jogos, com quatro vitórias, três empates, cinco derrotas e um aproveitamento de 41,6% dos pontos disputados. Naquela edição da Série B, o Vasco acabou na 10ª posição, somando 49 pontos.