Grande jogador da seleção foi auxiliar do Vasco e quase jogou no clube

Apesar da grande identificação com o Flamengo, foi no Vasco da Gama que o ex-jogador Zinho, atualmente comentarista de TV, exerceu seu maior trabalho como treinador. Entre 2015 e 2016, o tetracampeão foi o auxiliar técnico de Jorginho em sua primeira passagem no cruzmaltino.

Em entrevista ao canal Atenção, Vascaínos, Zinho falou que guarda com carinho os momentos vividos em São Januário:

“Foi uma experiência sensacional. Dali criei uma história com a torcida do Vasco. Me receberam bem. Fomos campeões cariocas, subimos o Vasco. Eu sou Flamengo na minha vida particular, mas torço para o Vasco subir. O Jorginho está lá, futebol do Rio de Janeiro, a tradição do Vasco. Sou muito grato, foi um momento muito legal da minha carreira” disse o ex-atleta.

Na mesma entrevista, Zinho revelou que quase jogou no Gigante da Colina, em 1997, quando atuava no futebol japonês. “Na época que eu estava no Yokohama, o Vasco tentou me trazer e quase que eu voltei. Mas o Eurico queria que eu “abandonasse” o time de lá que ele iria entrar na FIFA. Eu recusei, falei que para eu sair tinha que pagar a multa, e ele não quis (…) O Vasco montando um supertime, campeão da Libertadores… Era para eu ter jogado nele”, afirmou o atleta.

A passagem como auxiliar pelo Vasco foi a última de Zinho como treinador em sua carreira. Antes, ele chegou a treinar o Miami, dos Estados Unidos, e o Nova Iguaçu, além de também exercer cargos de dirigente em clubes como o Santos e o Flamengo.

O tetracampeão teve a oportunidade de dirigir a equipe principal do Gigante da Colina uma vez, contra o Brasil de Pelotas na Série B, assumindo o lugar do suspenso Jorginho. Na ocasião, o cruzmaltino venceu por 2 a 0.