Ídolo Dener quase foi para a Copa de 1994?

Há 28 anos, o futebol brasileiro perdia um de seus jogadores mais habilidosos de maneira extremamente trágica. Dener Augusto de Souza havia encantando o país com sua técnica extraordinária jogando pela Portuguesa. Em 1994, o Vasco da Gama contratou o atleta, que somaria em um elenco já bastante estrelado.

A contratação de Dener deixou a torcida vascaína eufórica. Logo no início de sua trajetória no Gigante da Colina, o jovem atacante já havia demonstrado sua categoria na disputa do Campeonato Carioca. Com ele em campo, o cruzmaltino não teve uma derrota sequer.

Até hoje, existe a ideia de que, na época, Dener estava sendo cotado para ser convocado para a Copa do Mundo de 1994, e isso acabou não acontecendo por conta do acidente de carro que levou o jogador a óbito. No entanto, esta ideia pode não ser 100% correta.

Por conta das atitudes extra-campo e pelo baixo rendimento com a camisa da Amarelinha, a tendência era que Parreira não colocasse Dener na lista dos 22 convocados. O treinador da Canarinho não teria gostado do desempenho do atleta no Pré-Olimpico, pela seleção sub-23.

Um dos jogos mais marcantes de Dener pelo Vasco naquele ano foi um amistoso contra o Newell’s Old Boys, na Argentina. O time adversário contava como Diego Maradona, mas quem ganhou destaque na partida foi o jovem atacante vascaíno. A atuação de Dener arrancou elogios do próprio ídolo argentino.

De maneira trágica, a carreira de Dener terminou prematuramente pouco tempo depois daquele amistoso. No dia 19 de maio de 1994, o jogador de 23 anos sofreu um acidente de carro no Rio de Janeiro e não resistiu.

Pelo Gigante da Colina, Dener fez 17 jogos, com 10 vitória e sete empates, marcando cinco gols. Pela equipe, ele foi campeão póstumo do Carioca de 1994.