Ligação de Falcão pode ter tirado título brasileiro do Vasco

No mês do aniversário de 126 anos do Vasco da Gama, milhões de torcedores cruzmaltinos comemoraram a data do seu jeito. Enquanto alguns aproveitaram e se casaram em São Januário, outros foram ao evento promovido pelo próprio clube para festejar e relembrar as glórias do Gigante da Colina.

Contudo, nem só de vitórias vive um time, principalmente em mais de 100 anos de história. E uma dessas derrotas teve um episódio curioso. A partida em questão é a primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 1979, vencida pelo Internacional por 2×0, no Maracanã, mas com a “ajudinha” de um ídolo colorado.

Como ligação de maior ídolo do Internacional ajudou a tirar título do Campeonato Brasileiro do Vasco?

Em 2021, pouco antes do confronto decisivo entre as duas equipes, que terminou com vitória do time gaúcho, Walter Casagrande contou uma grande curiosidade sobre o duelo histórico de décadas atrás. Em sua coluna no “ge”, o ex-jogador falou sobre como Falcão, maior ídolo da história do Internacional, influenciou os dois gols de Chico Spina na primeira partida da final do Brasileiro de 1979.

Segundo ele, Valdir Lima e o Chico Spina, que substituíram Paulo Roberto Falcão e Valdomiro, estavam nervosos antes da final contra o Cruz-Maltino. Isso porque a partida definiria se ambos renovariam ou não seus contratos, que estavam se encerrando. Assim, sentindo a pressão sobre a dupla, Falcão ligou para a diretoria colorada e afirmou que seria bom se os jogadores fossem contratados antes.

Os dirigentes gaúchos aceitaram a sugestão e contrataram Spina e Valdomiro antes da final no Maracanã, tirando o nervosismo da dupla, que foi crucial no jogo de ida. Na partida de volta, Falcão retornou ao time titular e comandou o Internacional na vitória por 2×1, que tirou o título brasileiro do Vasco da Gama.