Maradona se encantou com jogador do Vasco da Gama que teve morte trágica

No dia 21 de janeiro de 1994, Diego Armando Maradona realizava seu retorno para o futebol argentino, estreando com a camisa do Newells’ Old Boys em amistoso contra o Vasco da Gama. As pessoas presentes no Parque Independência, em Rosario, na Argentina, fizeram uma enorme festa para receber o maior ídolo da história do futebol argentino. No entanto, naquele jogo contra o cruzmaltino, não foi Maradona que chamou a atenção em campo.

Foi um jovem atleta do Gigante da Colina, que apesar de não ter alcançado um sucesso mundial como Maradona, já havia encantado o futebol brasileiro com sua habilidade. Estamos falando de Dener. Com a camisa 10 do Vasco, o ex-Portuguesa e Grêmio teve uma atuação magistral.

O melhor lance de Dener naquele partida se tornou um “viral” na internet tempos depois. Nele, o camisa 10 enfileira uma série de adversários até ser impedido pelo goleiro na pequena área, ficando muito perto de marcar um gol histórico.

Ao ser substituído no segundo tempo, Dener foi reverenciado tanto pelos torcedores argentinos no estádio como pelo próprio Maradona. “Teve um lance em que o Dener pegou a bola e driblou todo mundo. Depois desse lance, o Maradona falou: ‘Pô, garoto. Que técnica que você tem! Você é muito bom’, e o Dener ficou todo feliz. Ele aconselhou bastante o Dener”, relembrou Jair Pereira, técnico cruzmaltino na ocasião.

E não foi apenas Jair que testemunhou o apreço da lenda argentina pelo jovem brasileiro; “O Maradona ficou muito impressionado. Lembro que ele conversou com algumas pessoas do tipo assim: ‘Quem é esse cara? De onde surgiu esse fenômeno?'”, afirmou Clóvis Munhoz, médico do Vasco.

“Lembro mais dessa ocasião com relação ao Dener. Foi muito comentado na época. O Maradona deu uma declaração de que há muito tempo não via um jogador como o Dener, com aquela ‘fumaça’ que ele fazia”, destacou Valdir Bigode, atacante cruzmaltino que estava naquela partida.

De maneira trágica, Dener viria a falecer apenas três meses depois da partida. Pelo Gigante da Colina, o atacante realizou 19 partidas e 6 gols.