Melhor goleiro da história do futebol jogou no Vasco da Gama

Geraldo Pereira de Matos Filho, mais conhecido como Mazarópi, foi um dos maiores goleiros da história do Vasco. Revelado no clube, o arqueiro possui um recorde mundial que não foi superado até hoje. Ele é o jogador da posição que ficou mais tempo sem sofrer gols, com 1.816 minutos sem ser vazado. Em seguida, fechando o top-3, estão Neneca, com 1.636 minutos e Jorge Reis, com 1.604 minutos.

A marca, inclusive, chegou a ficar ameaçada com a boa fase de Rossi, do Flamengo. Contudo, com o gol sofrido nesta terça-feira (02), contra o Millonarios, da Colômbia, pela Libertadores, a marca de Mazarópi seguiu imbatível. O goleiro rubro-negro ficou 1.134 minutos sem sofrer gols.

Saiba mais sobre Mazarópi

Hoje com 71 anos, o goleiro começou a carreira na base do Vasco. Como reserva, foi campeão brasileiro de 1974, o primeiro do clube. Em 1977 e 1982, conquistou o Campeonato Carioca com o Gigante da Colina. Depois do longo período sem ser vazado, em 1979 o goleiro foi emprestado ao Coritiba.

Além disso, acumulou passagens por Náutico e Grêmio, onde foi campeão da Libertadores e do Mundial em 1983, do Campeonato Gaúcho em seis oportunidades e da Copa do Brasil em 1989. Encerrou a carreira no Guarany de Cruz Alta, em 1992.

Em 1974, Mazarópi conquistou o título do Brasileiro ao lado de Dinamite, com quem dividiu o mesmo início de trajetória no Vasco. “Eu e o Roberto Dinamite chegamos juntos para fazer teste no Vasco. A partir daí, jogamos juntos durante 15 anos. Em 1974 assinei meu primeiro contrato profissional, dia 2 de fevereiro. Meu primeiro título foi o Campeonato Brasileiro”, disse ao programa As Esportivas, em 2023.