Nada boa a notícia que o Vasco recebeu sobre a Libertadores 2025

Após vencer o Atlético-GO por 1×0, em São Januário, o Vasco da Gama deu mais um passo rumo ao bicampeonato da Copa do Brasil. Caso vença a competição mata-mata, na qual não alcançava às quartas de final desde 2015, o Cruz-Maltino irá garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2025. Neste momento, inclusive, esse talvez seja o caminho mais “fácil” para retornar à competição.

Isso porque, depois de quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, as chances de classificação do Vasco para a Libertadores caíram drasticamente. Segundo Espião Estatístico/ge, o Gigante da Colina tem 1,36% de chance de estar no G6 ao fim da temporada. Já na conta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a possibilidade é maior: 5,2%.

Campanha do Vasco em 2024 está um ponto atrás em relação à última vez que foi para a Libertadores

Neste sábado (10), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, o time de Rafael Paiva tenta retornar ao caminho das vitórias depois de quatro jogos. Com 24 pontos, o Cruz-Maltino ocupa a 11ª colocação. O rival, por sua vez, figura na 17ª posição, com 20 pontos conquistados.

A título de comparação com a campanha de 2017, quando a equipe de Zé Ricardo se classificou para a Pré-Libertadores e, posteriormente, à fase de grupos, o desempenho é pior. Contudo, a diferença não é tão grande. Naquele ano, na 21ª rodada, o Vasco estava na 16ª posição, com 25 pontos conquistados. Posteriormente, terminaria em sétimo, com 56 pontos ganhos. Em 2024, o Gigante da Colina possui um ponto a menos, mas também deve um duelo, contra o Cuiabá.