O dia em que o Vasco foi campeão em cima do Real Madrid

Em 126 anos de existência, o Vasco da Gama possui uma história repleta de grandes capítulos. Um deles aconteceu na França, em junho de 1957. Naquela oportunidade, o Cruz-Maltino venceu o Real Madrid por 4×3 e conquistou o torneio de Paris, considerado o precursor do mundial de clubes disputado atualmente. Essa foi uma das 114 vitórias do clube carioca contra times europeus, um dos brasileiros que mais vezes derrotou equipes desse continente.

Convidado por ser o primeiro campeão sul-americano de futebol, em 1957, o Vasco enfrentou o Racing Paris, que representava a cidade, na semifinal. Vitória por 3×1, com gols de Livinho, Pinga e Vavá. O Real Madrid, por sua vez, goleou o Rot-Weiss Essen, campeão da Alemanha em 1955, por 5×0.

A grande final do Torneio de Paris

Pinga com o troféu do Torneio de Paris

Já com um elenco estrelado, o Real Madrid abriu o placar aos quatro minutos, com Di Stéfano, vice-campeão do Sul-Americano de 1948, com o River Plate. Ainda no primeiro tempo, aos 20 minutos, o Cruz-Maltino empatou a partida com Valter Marciano e, aos 32, virou com Vavá. Com oito minutos da segunda etapa, Mateos deixou o placar igualado novamente.

Pouco tempo depois, Livinho fez 3×2, aos 21, e Valter Marciano matou o jogo: 4×2. A um minuto do fim, Kopa diminuiu o placar, mas o título já era do Gigante da Colina. Além da taça, uma confusão generalizada dentro de campo, também vencida pelos jogadores do Vasco, como destacaram os jornais da época.